Notícias

Skypro apresenta Relatório de Sustentabilidade alinhado com as novas orientações da UE

Primeira empresa de uniformes em Portugal e na Europa a publicar Relatório Voluntário de Sustentabilidade alinhado às futuras diretrizes da UE
Skypro apresenta Relatório de Sustentabilidade alinhado com as novas orientações da UE

A Skypro, uma empresa que se dedica à produção e gestão de uniformes e vestuário corporativo, tornou-se a primeira do seu setor, em Portugal e na Europa, a publicar um Relatório Voluntário de Sustentabilidade, de forma a comunicar o seu desempenho e compromisso com questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Este relatório está em total alinhamento com as futuras diretrizes da União Europeia (UE) para o Reporte de Sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Este marco foi alcançado na sequência de um novo acordo de cooperação entre o EFRAG (Grupo Consultivo Europeu de Relatórios Financeiros) e a Global Reporting Initiative (GRI). O acordo, que se baseia numa parceria bem-sucedida de três anos, compromete ambas as organizações a continuar a trabalhar juntas para fornecer suporte técnico às empresas que reportam.

Como resultado tangível deste acordo, o Índice de Interoperabilidade GRI-ESRS foi disponibilizado ao público. Esta ferramenta estabelece como os requisitos de divulgação e os pontos de dados em cada conjunto de normas se relacionam entre si, realçando o elevado grau de uniformidade já alcançado e estabelecendo bases sólidas para a construção de uma taxonomia digital recíproca.

A interoperabilidade evita a necessidade de relatórios duplos e resulta num sistema de relatórios de fácil utilização, sem complexidade indevida. Como consequência, as entidades que reportam ao abrigo da ESRS (Normas Europeias de Relatórios de Sustentabilidade) serão consideradas reportando "com referência" às normas GRI e os relatores GRI existentes poderão aproveitar os seus atuais esforços de elaboração de relatórios para preparar a sua "Declaração de Sustentabilidade" ESRS.

O Memorando de Entendimento entre o EFRAG e a GRI prevê uma colaboração mais estreita no desenvolvimento de normas e orientações, incluindo normas setoriais novas e existentes, relatórios adaptados para as PMEs na UE e normas para empresas de países terceiros sujeitas ao CSRD. Além disso, haverá um foco na educação e formação para os formadores e utilizadores em ESRS, com a GRI a ser credenciada como uma organização de formação em ESRS, aproveitando os seus programas de educação e certificação profissional. Por fim, será promovida a interoperabilidade das taxonomias digitais XBRL, com um sistema de etiquetagem simplificado e uma tabela de correspondência digital entre as duas normas. Tudo isto visa facilitar a preparação e utilização dos relatórios de sustentabilidade.

A publicação do Relatório Voluntário de Sustentabilidade pela Skypro, em conformidade com as diretrizes da UE, marca um avanço significativo no compromisso da empresa com a sustentabilidade e a transparência. Este passo não só reforça a liderança da Skypro no setor de uniformes, mas também estabelece um exemplo a ser seguido por outras empresas em Portugal e na Europa.


Data Publicação: quarta-feira, 3 de julho de 2024
877

Voltar