Notícias

Realidade Aumentada será utilizada no novo Programa de Formação para a indústria de Marroquinaria na Europa

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Realidade Aumentada será utilizada no novo Programa de Formação para a indústria de Marroquinaria na Europa

O setor de marroquinaria está em constante evolução, passando por um aumento encorajador de produtos de alta qualidade. A mudança na procura por parte dos consumidores, cada vez mais interessada em produtos de alta qualidade que atendem a qualidade, design, recursos de conforto / ergonomia, sustentabilidade e um "pensamento" responsável, é o mecanismo que os produtores europeus precisam para encontrar trabalhadores qualificados para permitir a melhor resposta possível ao mercado.


Um grupo de organizações europeias de pesquisa, formação, produção de artigos de couro e especialista em realidade aumentada de Portugal, Itália, Espanha e Roménia uniram-se num projeto europeu para desenvolver novos conteúdos de formação que alinham a tradição de fazer malas e outros artigos de moda com novas tecnologias de educação e formação.

Esta parceria encara a Realidade Aumentada como um incentivo para aumentar a motivação para este tipo de formação e, consequentemente, para melhorar as pessoas qualificadas nesta indústria tradicional.

O projeto LEIA - “LEather Goods Integrated Action” visa projetar, desenvolver e pilotar um novo perfil ocupacional, currículos de formação e oportunidades inovadoras de formação, combinando novas tecnologias educacionais de TIC e abordagens baseadas no trabalho, alinhadas às necessidades reais do setor, aprimorando os recursos humanos do mesmo, promovendo o empreendedorismo de novos designers de talentos e o desenvolvimento de uma nova geração de fabricantes de produtos de couro altamente qualificados, orientados para produtos de couro de alta qualidade e com especial atenção para questões de responsabilidade social.

O projeto “LEIA”, co-financiado pelo Programa ERASMUS + da Comissão

Europeia, foi lançado a 27 de novembro em São João da Madeira, numa

reunião organizada pelo CTCP, que é o parceiro coordenador. durante esta visita a Portugal, os parceiros tiveram oportunidade de visitar a empresa produtora de artigos de moda, Belcinto.   A Agência

Nacional Portuguesa ERASMUS + também acolheu os parceiros, nesta reunião

de parceria e deu orientações sobre programa e gestão do projeto.

O objetivo geral do projeto é trazer, pela primeira vez , novas oportunidades de qualificação e formação que equilibram inovação, sustentabilidade, questões de conforto / ergonomia, design de moda, qualidade e a manualidade responsável pelo prestígio da “European Leather Goods”, orientada para o segmento do luxo responsável.

Os resultados do projeto serão orientados para uma futura certificação, seguindo as regras de cada país.

Os parceiros do projeto pretendem alcançar os seguintes objetivos:

• uma análise comparativa da estrutura de qualificação e requisitos em cada país e as novas habilidades necessárias
• um novo perfil de formação de técnicos de manufatura de artigos de couro (nível 4) vinculado ao QEQ (Quadro Europeu de Qualificação) e ECVET (Sistema Europeu de Crédito para a Formação no Ensino Profissional)
• um pacote de material pedagógico entregue por meio de tecnologias avançadas de aprendizagem com tutoriais imersivos e incorporados de realidade aumentada para apoiar a aprendizagem baseada no trabalho  (WBL)
• uma plataforma B-learning que reúne todos os recursos
• um pacote dedicado à preparação de formadores, tutores e orientadores, que inclui um manual e uma atividade de formação e intercâmbio de aprendizagens
• um relatório de orientações e protótipos resultante das atividades de formação dos formandos
• eventos multiplicadores (workshops, seminários) em cada país envolvido, paralelamente ao material de promoção, site do projeto, participação em feiras e conferências.
Todos os resultados serão produzidos  em inglês, português, italiano, espanhol e romeno.

Parceiros:
  CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (lider)
 Belcinto - Vasconcelos & cª, LDª
ByAR - Embracegadget, Lda
ARSUTORIA SCHOOL s.r.l. 
INESCOP - NSTITUTO TECNOLOGICO DEL CALZADO Y CONEXAS
TUIASI - UNIVERSITATEA TEHNICA GHEORGHE ASACHI DIN IASI
LEU LOCATI s.r.l.







Fonte: CTCP
1354

Voltar