No âmbito do STEP2Digital, projeto colaborativo que visa acelerar a transição digital e verde do cluster do calçado, o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal dá seguimento ao ciclo de webinars, em parceria com APICCAPS e INESC TEC.
O segundo realiza-se esta quinta-feira, dia 8 de outubro, abordará as Estratégias de Automação e Robotização e será conduzido por Manuel Silva e Rafael Arrais (INESC TEC).
Visa capacitar os participantes a identificarem possíveis soluções de automação baseadas em robótica e passíveis de serem implementadas nos seus processos industriais. A sessão inicia-se com uma breve introdução à automação e à robótica, seguida de uma apresentação de diferentes tecnologias de robótica – robôs colaborativos, robôs móveis, manipuladores móveis e robôs humanoides, que podem ser adotadas em diferentes contextos de automação – e exemplos de aplicação ao setor do calçado.
Posteriormente, explica-se como uma empresa pode avançar para a robotização e se o deve fazer internamente ou com recursos a um integrador, com vantagens e limitações de cada alternativa, referindo ainda os proveitos da colaboração com instituições de ensino superior e de investigação.
Para encerrar, aborda-se como a robotização contribui para melhorar indicadores socioambientais, destacando ganhos em eficiência energética ou redução de desperdícios – esclarecendo o impacto destas tecnologias na pegada ecológica das empresas.
INSCREVA-SE AQUI
Próximos webinars
15 de outubro: Robótica Móvel e Logística Interna
22 de outubro: Apresentação e Estado do Setor
30 de outubro: Computação na Nuvem e IA – Ecoeficiência e Otimizações