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Porquê couro?

sexta-feira, 24 de março de 2023
Existem vários argumentos utilizados à escala internacional para examinar o impacto do couro no ambiente e, em particular, na produção de calçado.
Porquê couro?

No âmbito do recém-lançado INSURE.Hub - Inovação em Sustentabilidade e Regeneração, que junta a Universidade Católica do Porto (Biotecnologia e Business School) e a Planetiers New Generation, a APICCAPS desafiou o Hub e o seu ecossistema internacional de parceiros a avaliar a sustentabilidade do couro. O resultado deste trabalho será agora disponibilizado, com ações promocionais em eventos profissionais, onde podem ser encontrados potenciais clientes, mas também através de uma promoção orientada para o consumidor final. Simultaneamente, as atividades de relações públicas serão realizadas nos mercados externos.

Com efeito, a Associação pretende, por um lado, desmistificar algumas ideias preconcebidas e, por outro, explicar minuciosamente os argumentos concorrenciais que fazem do calçado de couro um produto de excelência.


Tudo o que precisa de saber sobre a indústria portuguesa de calçado


O ano que terminou assistiu a uma forte consolidação do calçado português nos mercados externos. A indústria cresceu e multiplicou-se. Mas já sabe tudo sobre o calçado português? Estes são os factos que importa conhecer.

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Em 2022, Portugal produziu 85 milhões de pares de sapatos. Serviço de excelência, qualidade produtiva e capacidade de resposta são os principais argumentos competitivos de uma indústria que cresceu 12,6% desde 2012.

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A indústria portuguesa de calçado exportou, em 2022, 76 milhões de pares de calçado, no valor de 2.009 milhões de euros. Em comparação com o ano anterior, estes valores refletem um crescimento de 20,2% em valor e 10,5% em quantidade.

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No ano passado, o calçado português chegou a 175 países. As exportações representam, atualmente, mais de 95% da produção. Belize é o mais recente carimbo no passaporte das exportações portuguesas de calçado.

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No que diz respeito ao comércio internacional, a Alemanha, a França e os Países Baixos são, por esta ordem, os mercados de referência para o calçado português. Na Europa, o calçado português concentra 80% das suas vendas externas.

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No último ano, Portugal exportou 114 milhões de euros de calçado para os Estados Unidos da América. Os EUA é o mercado onde o calçado português tem revelado melhores indicadores no passado recente. Em 2022, cresceu 52%.

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O preço médio do calçado português situou-se nos 26,40€ no final de 2022. Relativamente ao ano anterior, há a registar um acréscimo de 8,73%. Na última década, o preço médio aumentou 16,5%.

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A indústria portuguesa de calçado especializou-se na exportação de calçado em couro. Nesta altura, representa 86% das vendas do setor ao exterior, a um preço médio de 32,94€. Portugal exportou ainda 52 milhões de euros no segmento de calçado impermeável (preço médio de 11,81€): é o que regista melhor performance no passado recente.

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Em 2022, o setor de calçado contratou 1 478 novos colaboradores. No final do ano, as 1 186 empresas do setor (mais 4,2% face a 2021) empregavam 32 292 trabalhadores. 

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Também as importações estão a aumentar de forma significativa. Em 2022, Portugal importou 54 milhões de pares (crescimento de 13,3% na última década), no valor de 707 milhões de euros (crescimento de 75% no espaço desde 2012). O preço médio do calçado importado é de 13,17€ o par (crescimento de 9,2% face a 2021).

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O défice da balança comercial portuguesa atingiu o valor "mais elevado desde que há registos", ascendendo a 30,8 mil milhões de euros, segundo o INE, no último ano. Já o setor do calçado não só contrariou a tendência nacional, como contribuiu com 1 306 milhões de euros para esbater o défice da balança comercial. 

Fonte: APICCAPS
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