Notícias

Contribuição do Couro para calçado Sustentável

webinar | 7 novembro

terça-feira, 31 de outubro de 2023
webinar | 7 novembro | 14h30 | inscrições a decorrer
Contribuição do Couro para calçado Sustentável

O couro desempenha um papel fundamental na produção de calçado sustentável em Portugal. A indústria do calçado no país tem uma longa tradição de qualidade e produção artesanal, e o uso do couro proveniente de fontes responsáveis e sustentáveis contribui para a manutenção dessa reputação. O couro de elevada qualidade não só oferece durabilidade aos sapatos, mas também é uma alternativa mais ecológica quando comparado com outro tipo de materiais, nomeadamente materiais sintéticos. Além disso, o setor de calçado em Portugal está cada vez mais comprometido com práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção, desde o processo de curtimenta até à minimização do desperdício de materiais.

Nesse sentido, o CTCP vai promover um webinar designado por "Contribuição do Couro para calçado sustentável", no próximo dia 7 de novembro (terça-feira), às 14h30. Durante o evento, será abordado o processo de produção do couro, destacando as fases com potencial para o desenvolvimento sustentável e a contribuição do projeto BioShoes4All para a indústria, seguida de uma apresentação de alguns resultados promissores relacionados com novos produtos e processos. Por fim, o orador fará uma breve análise sobre a importância dos resultados atuais, desenvolvidos no âmbito do projeto, para a indústria do calçado, focando na relevância das novas tecnologias processuais.

PROGRAMA:

14h30 - Abertura da sessão e apresentação do projeto BioShoes4All | Maria José Ferreira, CTCP 
14h45 
O processo de produção do couro
Potencial para a sustentabilidade
O BioShoes4All e a exploração desse potencial
Novos processos e produtos
Importância das novas tecnologias processuais para a indústria do calçado
15h15 – Perguntas e Respostas 
15h30 – Encerramento

Orador
Alfredo Crispim
Professor do Departamento de Química do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), de 1983 a 2021, tendo sido Professor Coordenador de 2000 a 2021, assumindo a Direção do Mestrado de Engenharia Química de 2007 a 2019, e tendo sido Investigador Responsável do Centro de Investigação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) do ISEP de 2008 a 2020. Tem desenvolvido uma atividade científica muito ligada à indústria, em particular à indústria de curtumes na qual exerceu atividade técnica de 1979 a 2004 na Monteiro Ribas Indústrias, SA. Tem participado em diversas atividades científicas como: publicação de artigos, participação em conferências, coordenação de projetos com a indústria, tendo sido responsável por uma série de projetos no âmbito do Programa IDEIA, do Programa QREN e do Portugal 2020.

Moderadora
Maria José Ferreira
Diretora de Investigação e Qualidade no CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e coordenadora do projeto BioShoes4All.

Inscrições
A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.




898

Voltar