Notícias

Oficina: valorizar para reutilizar

segunda-feira, 19 de abril de 2021
E aquele par de sapatos encostado no fundo do armário? Deixou de ser problema! Transforme-os em sapatos confortáveis e volte a colocá-los nos pés.
Oficina: valorizar para reutilizar

O CTCP vai promover a oficina: “Valorizar para Reutilizar”, entre os dias 10 e 21 de maio, no FabLab, em São João da Madeira.


Esta oficina visa promover a reutilização dos produtos de calçado, através da elaboração de um projeto individual de valorização de um par de sapatos que já pertença ao formando. Esta valorização pode ser feita a nível estético, mas também a nível técnico. Será um projeto realizado por cada participante com o apoio do CTCP e equipa de formadores.

Com esta oficina os participantes terão a oportunidade de transformar e valorizar esse par de sapatos, de forma a poder calça-lo no seu dia a dia - levarão para casa o seu par de sapatos renovado e adaptado ao gosto de cada um, aplicando desta forma o “upcycling”, ou reutilização criativa do produto e ao mesmo tempo aprender sobre o processo de construção do calçado.

Como vai funcionar?

Cada participante traz um par de sapatos seu que já esteja “encostado”, por não se identificarem com ele por exemplo ou ter passado de moda.
Esse par de sapatos, depois de analisado, será alvo de um projeto individual de valorização  e será desconstruído, personalizado e montado numa nova forma.
Serão substituídos os componentes ou acessórios que sejam necessários (solas, atacadores, aplicações, ilhós ou outras peças) por materiais mais sustentáveis.
O CTCP disponibiliza o espaço, equipa técnica para acompanhar a oficina e os materiais e ferramentas necessárias à valorização dos sapatos.
No final cada participante leva o resultado deste trabalho, ou seja, o par de sapatos melhorado e adaptado ao gosto de cada um.

Tipo de calçado a desenvolver: Sneaker

Data e Horários
10-05-2021 a 21-05-2021| 70 horas | 9:00h -17:00h

Destinatários:

Todos os interessados por temáticas como: Sustentabilidade, Eco-design, Produção de calçado, Sneakers, Moda, Reutilização, entre outros.
Prioridade para candidatos desempregados do concelho de Santa Maria da Feira.

Inscrições
: Esta formação é  gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em: qualifica.ctcp.pt

Depois da inscrição os participantes serão contactados para confirmação da inscrição e para fazer levantamento de dados sobre o tipo de sapatos que querem transformar e o respetivo tamanho.

Inscrições Limitadas


Esta oficina está integrada no projeto INOVA+, liderado pela Casa doa Choupos, cofinanciado POISE.



1773

Voltar