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O que deve saber antes de escolher um Marketplace B2B

Wednesday, December 16, 2020
Principais características indicativas de uma boa plataforma de e-commerce B2B
O que deve saber antes de escolher um Marketplace B2B

Para ser considerado um bom Marketplace para estar presente, este deve reunir um bom volume de utilizadores com acessos diários à plataforma, para garantir que existe procura e que os fornecedores colocarão encomendas às empresas aí presentes. Os valores transacionados pelo Marketplace pode ser também um ponto importante para a decisão da empresa, bem como os anos de experiência no mercado e comentários dos utilizadores em relação à plataforma. O layout e apresentação da plataforma também é um dos fatores a ter em conta, uma plataforma que seja mais atrativa e funcional, será sempre uma melhor escolha para exibir os produtos da empresa. É recomendável que antes de ser escolhida qualquer plataforma, seja pedido um teste da mesma, onde a empresa terá acesso a uma explicação detalhada de todas as funcionalidades a que terá acesso e poderá ver a plataforma “por dentro”, ficando a par de todas as vantagens que pode retirar da mesma.

As principais características indicativas de uma boa plataforma de e-commerce B2B são:

Suporte Eficiente
Normalmente, quando falamos em entrar num determinado Marketplace, falamos em valores relativamente altos, as empresas quando tomam a decisão de entrar têm de estar salvaguardadas de que terão todo o apoio que necessitem para que possam comercializar os seus produtos e realizar os seus negócios sem qualquer tipo de problema.
O suporte eficiente por parte da plataforma é fundamental, a plataforma deve ser rápida a responder e resolver qualquer problema ou entrave que possa surgir, caso contrário, estará a colocar em risco a relação da empresa com o cliente, prejudicando a credibilidade e satisfação do cliente.

Automatização de processos
Quanto maior for a automatização de processos, menor será o custo para a empresa, pois todos os pedidos de encomenda serão rapidamente processados e entrarão logo no sistema de maneira a que sejam produzidos e entregues o mais rápido possível. Além disto, a automatização dos processos faz também com que os fluxos de trabalho se tornem mais simples, aumentado a competitividade da empresa.
O grau de automatização de processos deve ser um fator a ter em conta na hora de escolher uma plataforma de venda online B2B. Este aspeto irá aumentar o grau de satisfação do cliente.

Integração de ferramentas
Integrar ferramentas pode facilitar o processo de vendas e de pagamento, reduzindo os obstáculos enfrentados pelos clientes. Uma integração bem-sucedida, com o software de gestão utilizado na empresa, otimizará os processos de venda, trará a possibilidade de gerar relatórios e ainda a possibilidade de emissão de faturas ou notas.

Catálogo adaptativo
Tal como os preços e condições de pagamento, a exibição do catálogo de produtos pode variar de cliente para cliente, conforme a região e perfil de cada um.
Posto isto, o Catálogo adaptativo é uma ferramenta fundamental numa plataforma B2B para que os clientes vejam produtos diferentes consoante as suas necessidades, visto que é comum que uma empresa tenha linhas de produtos direcionados especificamente e por vezes, exclusivamente para um determinado tipo de cliente, canal ou país.
A integração da equipa comercial na plataforma de venda online B2B é também um ponto de importância a ter em consideração, porque a partir deste meio, estes podem ter acesso aos seus clientes, podem processar as encomendas de maneira mais simples e direta e acompanhar todo o processo.

Opções de registo
Uma boa plataforma de venda online B2B não deve apenas procurar concentrar um grande número de empresas vendedoras nos seus quadros, as plataformas B2B devem também ter a opção de registo para fornecedores e retalhistas, para que seja possível integrar na plataforma o maior número possível de opções de compra e venda e facilitar todo o processo.

Checkout
O processo do checkout é considerado uma das áreas mais complexas do e-commerce.
Criar uma conta e realizar uma compra no e-commerce B2B nem sempre é uma tarefa fácil. Isto porque existe um modelo de aprovação prévia de crédito que dificulta o processo.
Existem algumas especificidades como o procedimento de pagamento, em que o vendedor envia o produto antes do pagamento. Por isso, é necessário ter uma plataforma totalmente flexível e que se molde de acordo com as necessidades da empresa e dos clientes.

Atendimento personalizado
O relacionamento com o público é uma importante estratégia para conquistar e manter a confiança dos consumidores B2B. Este público, na maioria das vezes, quando chega à plataforma de venda, já traz algo em mente, já vem com um propósito definido — sejam os produtos em si, ou um tipo de opção de entrega.Posto isto, o atendimento personalizado é fundamental e deve ser realizado em diversos canais e não apenas na plataforma de venda, mais importante do que conquistar novos clientes, deve ser fidelizar aqueles que já fazem compras na marca, cada cliente tem de ser encarado como único e deve ser tratado como tal. Este processo de atendimento personalizado melhora a experiência de compra do cliente, tornando maior, a possibilidade de este voltar a comprar a mesma marca ou produto.

Aliado às características apresentadas acima, uma boa plataforma de venda online deve ainda possibilitar uma integração eficaz e bem elaborada com sistemas de gestão, (ERP’s), fácil acesso e utilização do painel administrativo, deve proporcionar uma boa e fácil navegação aos clientes, deve possuir diferentes funcionalidades de otimização para mecanismos de busca e ainda, mecanismos que possibilitem a avaliação da satisfação e acompanhamento do cliente pós-compra.

Saiba mais informações sobre Plataformas B2B  no nosso Guia do Empresário. Aceder AQUI.



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