Couros e biocouros para artigos de média e alta qualidade para o calçado e marroquinaria. É este o core business da Curtumes Aveneda, empresa sediada em Ovar, que ‘sente’ cada vez mais o mercado a procurar soluções e produtos mais sustentáveis e ecológicos.
“Estamos a trabalhar na base do biocouros e a melhorar e otimizar processos, para torná-los mais sustentáveis e mais ecológicos, utilizando soluções mais inovadoras”, descreve Juliana Duarte, diretora de Inovação da Curtumes Aveneda.
Algo potenciado pela participação no BioShoes4All, que “fez todo o sentido” para a Curtumes Aveneda porque “é um projeto que contempla as questões da sustentabilidade e práticas mais ecológicas”. “Permite-nos testar e desenvolver artigos e produtos químicos que de outra forma não teríamos oportunidade porque não teríamos este background, conhecimento e know-how que o projeto dá”, prossegue.
Revela que a empresa está a obter “resultados bastante promissores” em couros e biocouros cujo processo de tratamento incorpora produtos químicos de base não-fóssil, e já comercializam artigos produzidos com recurso à reutilização de raspas wet-white.
Para Juliana Duarte, iniciativas como o BioShoes4All ajudam a Curtumes Aveneda a “tornar os seus processos mais eficientes, sustentáveis e tecnologicamente mais evoluídos”.
Veja o vídeo:
Todos os vídeos do projeto BioShoes4All encontram-se disponíveis no canal de YouTube do CTCP.