A ICC – Indústrias e Comércio de Calçado, que produz a marca Lavoro, publicou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2024, um documento elaborado em colaboração com o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.
A empresa sediada em Guimarães revela um conjunto de indicadores que espelham o avanço significativo nos pilares ambiental, social e de governação (ESG), através da publicação de um documento que marca uma nova fase de transparência e compromisso para um dos maiores produtores europeus de calçado profissional. A ICC reduz emissões, reforça ações sociais e acelera a transição verde.
Nos dados apresentados, destaca-se a diminuição de 23% das emissões totais de gases com efeito de estufa (GEE) entre 2022 e 2024, com redução de 39% no âmbito 1 e 9% no âmbito 2. A instalação de painéis fotovoltaicos permitiu obter 11,3% da energia renovável consumida.
Em 2024, a ICC encaminhou a totalidade (100%) dos resíduos produzidos para reciclagem ou valorização, eliminando a deposição final e reduzindo drasticamente a produção de resíduos perigosos, de 17,5% para 1,5% face ao ano anterior. Trata-se de um ‘salto histórico’ para a empresa vimaranense.
No domínio social, o relatório apresenta: 204 colaboradores afetos à ICC, 70% dos quais com contratos permanentes e 45% com formação interna, num total de 1660 horas ministradas; atribuição do Selo de Igualdade Salarial pela CITE, reconhecendo boas práticas na igualdade remuneratória entre homens e mulheres; e parcerias contínuas de impacto social com o IPO, Fundação Alma Branca e apoio regular a associações humanitárias de bombeiros e projetos comunitários.
Registaram-se 22 acidentes de trabalho, uma ligeira melhoria face aos anos anteriores, acompanhada por reforço da formação e prevenção em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
Inovação, certificação e internacionalização
Com 18 patentes registadas e mais de 45 certificações de produto iniciadas em 2024, a ICC reforça o seu posicionamento tecnológico e a aposta em engenharia avançada aplicada ao calçado profissional.
A empresa destaca tecnologias como a injeção de material reciclado em solas, em parceria com a alemã DESMA; utilização de materiais como cortiça e PET reciclado; e desenvolvimento de equipamentos inteligentes no quadro do projeto Augmanity, que mereceu uma menção honrosa do Prémio Inovação em Prevenção, da Ageas Seguros.
Em 2024, atingiu os 22 milhões de euros em volume de negócios e 80% da produção destinou-se à exportação, estando presente em mais de 50 mercados internacionais, produzindo mais de 600 mil pares de calçado profissional.
Relativamente a compromissos futuros, a ICC definiu metas para os próximos anos, como a certificação ambiental ISO 14001; maior incorporação de materiais reciclados; expansão seletiva em mercados prioritários (nórdicos, França, Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Itália); reforço da economia circular e de processos mais eficientes; e continuidade das parcerias com universidades e centros tecnológicos para I&D – Investigação e Desenvolvimento.
Consulte o Relatório de Sustentabilidade de 2024 da ICC na íntegra AQUI.