Notícias

Apresentação dos resultados do Roteiro para a Descarbonização

Aproxima-se o término do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, projeto iniciado nos primórdios de 2024. Nesse âmbito, o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal organiza, na manhã de 10 de dezembro, um evento que marcará o encerramento, com um programa que reúne especialistas e oradores de renome nas áreas do Ambiente, Sustentabilidade e Descarbonização.

Intitulado Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado – Resultados e Perspetivas Futuras, o evento realizar-se-á nas instalações de São João da Madeira do CTCP, com início pelas 9h15, com a receção a todos os convidados e participantes, seguindo-se a abertura e o enquadramento, ao encargo de Luísa Correia, diretora-geral do CTCP.

Posteriormente, um representante da APICCAPS – ainda a confirmar – abordará as perspetivas e oportunidades futuras para o setor português do calçado, antes da intervenção do keynote speaker João Pedro Matos Fernandes, ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática, que dará uma visão global sobre os desafios e as oportunidades da descarbonização.

Após o coffee break, três oradores debruçar-se-ão sobre o impacto, as práticas e o financiamento no âmbito do Portugal 2030, com apresentações individuais de Jorge Almeida (RdA Climate Solutions), Nancy Oliveira (Portugal Production Sourcing Agency & Academy) e Maria José Teixeira (CTCP). Os participantes terão a oportunidade de colocarem questões e promoverem o debate moderado pela jornalista Sofia Fernandes.

Antes do encerramento, intervenções dos especialistas da unidade de Organização e Gestão Industrial do CTCP, Rui Moreira – coordenador do projeto – e Joana Soares, sobre o envolvimento das empresas do cluster no Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado.

Caso pretenda marcar presença no evento final do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, inscreva-se AQUI.

Programa

9h15 – Receção dos participantes
9h30 – Abertura e Enquadramento (Luísa Correia, diretora-geral do CTCP)
9h45 – Novo Posicionamento Estratégico  do Cluster Português do Calçado - Paulo Gonçalves (APICCAPS)
10h00 – Desafios e Oportunidades da Descarbonização (João Pedro Matos Fernandes, keynote speaker)
10h30 – Coffee Break
10h45 – Descarbonização nas empresas: impacto, práticas e financiamento no Portugal 2030
                    - Jorge Almeida, RdA Climate Solutions
                    - Nancy Oliveira, Portugal Production Sourcing Agency & Academy
                    - Maria José Teixeira (CTCP)
                    Moderação: Sofia Fernandes, jornalista
11h15 – O Roteiro e o envolvimento das empresas da fileira do calçado
                    - Rui Moreira (CTCP)
                    - Joana Soares (CTCP)
11h45 – Encerramento

Oradores

Luísa Correia, licenciada em Economia pela Universidade Portucalense e com pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte pela Universidade Católica, foi durante 30 anos diretora administrativa e financeira do CTCP, tendo assumido o cargo de diretora-geral desde maio de 2023. É ainda vice-presidente financeira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São João da Madeira, secretária da UITIC e integra a Comissão de Fiscalização da Sanjotec. 

João Pedro Matos Fernandes, formado em Engenharia Civil pela FEUP e com mestrado em Transportes pelo Instituto Superior Técnico, foi presidente da APDL e da Águas do Porto. Desempenhou o cargo de ministro do Ambiente e da Ação Climática, entre 2015 e 2022, e atualmente é professor convidado da FEUP e conselheiro sénior do Instituto de Conhecimento – Abreu Advogados.

Paulo Gonçalves, Diretor de Comunicação da APICCAPS
 Licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo, é Diretor de Comunicação da APICCAPS e soma mais de duas décadas dedicadas à comunicação da indústria portuguesa de calçado. É responsável pela campanha internacional do calçado português nos mercados internacionais.

Jorge Rodrigues de Almeida, engenheiro eletrotécnico pela Universidade de Coimbra, especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros e com estudos complementares em Gestão de Empresas e Finanças Verdes. Acumula passagens por cargos como gestor de projetos, investigador e consultor, sendo assessor da direção da APESE – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia. É fundador da RdA Climate Solutions.

Nancy Oliveira, com formação académica em Gestão do Desporto pela Universidade do Porto, foi cofundadora da Well Made In e da Namorarte. Ocupa, há mais de 15 anos, o cargo de diretora-executiva da Portugal Production Sourcing Agency & Academy. Uma vida profissional ligada ao calçado, nomeadamente na gestão do desenvolvimento e fabrico, consultoria, sustentabilidade e circularidade.

Maria José Teixeira, licenciada em Engenharia Química, responsável pelo departamento de Estudos de Investimento do CTCP há mais de três décadas e meia, desenvolve planos de negócio para empresas da fileira que abrangem a definição de estratégia, ações e investimentos em diferentes domínios, nomeadamente eficiência energética e descarbonização.

Rui Moreira, licenciado em Química, consultor especializado na área do calçado, é diretor da unidade de Organização e Gestão de Empresas do CTCP há 35 anos, sendo o responsável pela coordenação do projeto Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado.

Joana Soares, licenciada em Biologia e com mestrado em Ecologia Aplicada pela Universidade de Aveiro, estagiou na Stellantis e é técnica superior de Ambiente – primeiro na unidade de Investigação e posteriormente na de Organização e Gestão de Empresas – do CTCP.

Data Publicação: sexta-feira, 28 de novembro de 2025
364

Voltar