Notícias

Ensaios químicos são cada vez mais procurados pelas empresas

Tuesday, April 24, 2012
Ensaios químicos são cada vez mais procurados pelas empresas

As solicitações de ensaios químicos no Laboratório do CTCP têm vindo a aumentar, nos últimos meses. São cada vez mais as  empresas conscientes dos benefícios de colocar no mercado um produto isento de substâncias químicas nocivas para o ambiente e para o utilizador.

Os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos a estas questões, por isso é essencial que as empresas se preocupem, testem os seus produtos e comuniquem ao cliente essa informação. Para além disso, existem obrigações legais, impostas  pela legislação Europeia sobre Registo, Avaliação e Autorização de produtos Químicos (REACH). As empresas produtoras de artigos (calçado, peles, solas, têxteis) deverão garantir que os seus produtos não contenham substâncias químicas em concentrações superiores a 0,1 % (m/m). Algumas empresas do setor já  receberam fiscalização nesta matéria.

O Laboratório de ensaios do CTCP disponibiliza às empresa um conjunto alargado de ensaios químicos, para analisar a composição e características químicas dos produtos que comercializam, de forma a que possam demonstrar que os materiais não contém substâncias proibidas e nocivas para o utilizador e para o ambiente.

Recentemente, e com o apoio do ON 2 - Programa Operacional do Norte, gerido pela CCDRN, o CTCP adquiriu um equipamento que possibilita a análise de um maior número de metais pesados: o Gerador de Hidretos FIAS 100. Este permite a determinação dos seguintes metais pesados: arsénio, antimónio, selénio e mercúrio, bário, cádmio, crómio, chumbo e níquel.

A aquisição deste equipamento surge para dar resposta ao crescente aumento de solicitações do ensaio de Toxicidade -determinação de metais pesados segundo a norma EN 71-3, principalmente em artigos para bébé/criança.

A realização deste ensaio no CTCP passou a apresentar um menor custo para os clientes e um tempo de resposta mais satisfatório.

Com mais de 25 anos de experiência, o laboratório de ensaios do CTCP presta serviço a várias indústrias, nomeadamente: calçado,  borracha, plásticos, materiais e componentes para calçado, acessórios associados ao calçado, entre outras.
 

Fonte: CTCPNewsletter

2259

Voltar