Notícias

Ensaios químicos são cada vez mais procurados pelas empresas

terça-feira, 24 de abril de 2012
Ensaios químicos são cada vez mais procurados pelas empresas

As solicitações de ensaios químicos no Laboratório do CTCP têm vindo a aumentar, nos últimos meses. São cada vez mais as  empresas conscientes dos benefícios de colocar no mercado um produto isento de substâncias químicas nocivas para o ambiente e para o utilizador.

Os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos a estas questões, por isso é essencial que as empresas se preocupem, testem os seus produtos e comuniquem ao cliente essa informação. Para além disso, existem obrigações legais, impostas  pela legislação Europeia sobre Registo, Avaliação e Autorização de produtos Químicos (REACH). As empresas produtoras de artigos (calçado, peles, solas, têxteis) deverão garantir que os seus produtos não contenham substâncias químicas em concentrações superiores a 0,1 % (m/m). Algumas empresas do setor já  receberam fiscalização nesta matéria.

O Laboratório de ensaios do CTCP disponibiliza às empresa um conjunto alargado de ensaios químicos, para analisar a composição e características químicas dos produtos que comercializam, de forma a que possam demonstrar que os materiais não contém substâncias proibidas e nocivas para o utilizador e para o ambiente.

Recentemente, e com o apoio do ON 2 - Programa Operacional do Norte, gerido pela CCDRN, o CTCP adquiriu um equipamento que possibilita a análise de um maior número de metais pesados: o Gerador de Hidretos FIAS 100. Este permite a determinação dos seguintes metais pesados: arsénio, antimónio, selénio e mercúrio, bário, cádmio, crómio, chumbo e níquel.

A aquisição deste equipamento surge para dar resposta ao crescente aumento de solicitações do ensaio de Toxicidade -determinação de metais pesados segundo a norma EN 71-3, principalmente em artigos para bébé/criança.

A realização deste ensaio no CTCP passou a apresentar um menor custo para os clientes e um tempo de resposta mais satisfatório.

Com mais de 25 anos de experiência, o laboratório de ensaios do CTCP presta serviço a várias indústrias, nomeadamente: calçado,  borracha, plásticos, materiais e componentes para calçado, acessórios associados ao calçado, entre outras.
 

Fonte: CTCPNewsletter
2538

Voltar

Relacionado