Notícias

Digital With Purpose Global Summit 2023: Tecnologia e Sustentabilidade transformam o futuro

sexta-feira, 29 de setembro de 2023
Cimeira global destaca o papel das tecnologias digitais com o objetivo de criar um futuro sustentável e inclusivo
Digital With Purpose Global Summit 2023: Tecnologia e Sustentabilidade transformam o futuro

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, o Altice Arena abriu as suas portas para receber a segunda edição do Digital With Purpose Global Summit 2023, um evento que reuniu mais de 300 oradores de referência de todo o mundo para discutir o impacto e o papel da tecnologia na concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento, organizado pela Global e-Sustainability Initiative (GeSI) e apoiado pelo município de Cascais, destacou a importância de colocar a inovação digital no centro da agenda de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, a sustentabilidade no centro da agenda digital. Líderes mundiais, representantes do setor público e privado, especialistas em tecnologia e académicos compareceram para partilhar experiências, ideias, projetos e boas práticas relacionados com a interseção entre a inovação digital e a sustentabilidade global.

A cerimónia de abertura contou com mensagens gravadas do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, destacando a importância do evento e a necessidade de abordar os desafios da sustentabilidade.

Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, cidade anfitriã, sublinhou que 2023 é o ano da democratização da inteligência artificial e que, embora a tecnologia ofereça possibilidades sem precedentes, também coloca desafios significativos à humanidade. 

Durante a manhã foram debatidos temas importantes, como o papel da educação, biodiversidade e cidades centradas nas pessoas na jornada da sustentabilidade. À tarde, várias sessões temáticas abordaram esses temas sob diferentes perspetivas, incluindo políticas e governamentais.

Um dos destaques do evento foi a presença do Centro Tecnológico do Calçado no stand do IAPMEI, durante o primeiro dia do evento,  com o objetivo de demonstrar como a tecnologia digital está a ser aplicada na indústria do calçado, para promover a sustentabilidade. Esta demonstração reforçou como as empresas portuguesas de calçado estão a adotar práticas mais ecológicas e eficientes, por meio da digitalização de processos e da incorporação de tecnologias inovadoras.

Além disso, José Pinto, CEO da Procalçado, marcou presença no palco Inovação. Na sua intervenção, partilhou contributos valiosos sobre “Sustainable Manufacturing”, evidenciando como a adoção de tecnologias avançadas está a permitir à indústria do calçado reduzir o seu impacto ambiental e produzir calçado de forma mais sustentável.

O Digital With Purpose Global Summit 2023 continua a provar ser uma conferência fundamental para promover a inovação digital com o propósito de impulsionar a transição para um mundo mais sustentável e inclusivo, destacando a importância da colaboração global e da tecnologia como catalisadora da mudança. A presença do CTCP e a participação de líderes como José Pinto exemplificam o compromisso contínuo com a inovação e a responsabilidade ambiental, alinhando-se com os desafios e os objetivos globais de sustentabilidade. 

575

Voltar