A cidade de Tirana, capital da Albânia, acolheu o evento que marcou o término do projeto Digi4Wearables, que teve como objetivo desenvolver uma abordagem formativa inovadora, recorrendo a ferramentas e práticas emergentes e inclusivas, para aprimorar o conhecimento dos colaboradores das empresas de calçado dos países representados no consórcio, com foco na área de fabrico digital.
Nesta conferência internacional, em representação do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, palestraram Rita Souto, diretora de Formação e gestora do projeto, e Florbela Silva, diretora de Inovação e Fabrico Digital.
Rita Souto incidiu a sua apresentação nos benefícios da cooperação e das oportunidades fomentadas pelo projeto Digi4Wearables, através do qual é agora possível implementar uma metodologia de formação inovadora em fabrico digital, recorrendo a práticas emergentes e inclusivas que melhorem as competências dos trabalhadores da indústria do calçado.
Florbela Silva abordou a inovação e a sustentabilidade no setor português do calçado, tendo apresentado o projeto FAIST – Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, uma agenda mobilizadora que – nomeadamente através da automação e da robótica – está a posicionar a indústria nacional do calçado na vanguarda, como a mais moderna do mundo.
Através das intervenções de ambas e de outros parceiros do consórcio do projeto Digi4Wearables, a audiência composta por professores, investigadores e alunos do Instituto Politécnico de Tirana, e por representantes de parceiros e empresas do setor, ficou a conhecer o que está a ser feito pelas empresas portuguesas, como a tecnologia adotada e implementada e os novos biocomponentes usados no processo produtivo.
Recorde-se que o pacote educacional deste projeto europeu inclui material online estruturado em secções temáticas; vídeos e relatórios com orientações, informações e melhores práticas; seminários e ações de formação virtuais e workshops em Portugal, Albânia e Roménia, reunindo designers, técnicos de desenvolvimento, gerentes de produto e outros profissionais da indústria.
Após um trabalho de cooperação de três anos, através do impulso dado pelo CTCP, há mais oportunidades além-fronteiras para as empresas portuguesas que fornecem tecnologia e maquinaria ao cluster.
Em suma, além da transferência de competências formativas e pedagógicas, o Digi4Wearables disseminou o que de melhor é feito em Portugal no que concerne à tecnologia dedicada à produção de calçado.
Além do CTCP, o consórcio é composto por outras sete entidades: duas gregas (University of Western Macedonia e CRE.THI.DEV), uma romena (Technical University Gheorghe Asachi) e quatro albanesas (Polytechnic University of Tirana, Pro-Eksport Albania Association, ATOM Computers e FITAL SHPK).
Para mais informações, consulte o website do projeto AQUI, com conteúdos disponibilizados em dois idiomas, inglês e albanês.
