O último de três webinars organizados e promovidos pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal no âmbito do projeto VETting Green, realiza-se no dia 23 de janeiro, pelas 14h30, e abrangerá temáticas alusivas às alegações ambientais do mundo empresarial, com foco nos setores do calçado e do vestuário.
VETting Green é um projeto europeu, imbuído no programa Erasmus+, que visa a promoção da sustentabilidade real nos setores do calçado e do vestuário, unindo a formação profissional à prática industrial, para eliminar o greenwashing e capacitar agentes para a transição verde.
Nesse sentido, o próximo e último webinar debruça-se em duas temáticas, abordando metodologias, certificações e boas práticas relativamente a alegações ambientais – ferramentas de suporte e comprovação; e ainda um guia que transforma competências teóricas em ações mensuráveis no mundo real, isto é, um roteiro para os utilizadores de aprendizagem VETting Green.
As oradoras são duas especialistas do CTCP: Rita Souto (Formação e Cooperação para o Desenvolvimento de Competências) e Vera Pinto (Investigação Colaborativa e Políticas Sustentáveis).
INSCREVA-SE AQUI.
Curso VETting Green
Concebido para proporcionar uma compreensão sólida dos princípios de sustentabilidade e das melhores práticas no setor do calçado e vestuário, o curso VETting Green foi estruturado em cinco módulos dinâmicos, focados em conceitos e estratégias-chave para navegar pelo setor da moda sustentável e ajudar a identificar quais as práticas mais usuais de greenwashing.
Permite navegar pelo enquadramento legal, implementar estratégias eficazes de marketing verde, utilizar ferramentas-chave de promoção da sustentabilidade e selecionar os materiais mais inovadores e sustentáveis para o fabrico dos produtos.
Faça o curso VETting Green AQUI.
Projeto VETting Green
O VETting Green – Formação Profissional para a Indústria de Calçado e Têxteis em Observação e Orientação contra o Greenwashing é um projeto Erasmus+ que visa diferenciar as estratégias de negócio ambientalmente sustentáveis das estratégias de marketing sem sustentação que constituem o greenwashing.
No âmbito do mesmo, foram desenvolvidos vários conteúdos, nomeadamente:
- ferramentas digitais e interativas de formação e de acesso livre para pessoas empregadas no setor do calçado e do vestuário, e ainda para estudantes do ensino e formação profissionais;
- orientações para os profissionais do calçado e professores de EFP;
- dicas e instruções sobre como identificar o greenwashing de produtos nos setores do calçado e vestuário;
- criação de uma primeira fase de análise sobre as estratégias utilizadas no greenwashing;
- difusão de informação sobre greenwashing;