Notícias

CTCP apoia as empresas na certificação FSC

Forest Stewardship Council

sexta-feira, 3 de junho de 2022
Forest Stewardship Council
CTCP apoia as empresas na certificação FSC

A procura do consumidor por produtos responsáveis continua a crescer e as marcas que impulsionam a sustentabilidade estão a prosperar a comercialização de produtos com um rótulo reconhecido internacionalmente, associado a mensagens claras e transparentes, como é o FSC, que transmitem confiança ao consumidor.

Embora seja mais frequente no sector do calçado associar a certificação FSC à embalagem, é possível aplicar o referencial ao produto, desde que este incorpore uma matéria-prima com origem florestal. A borracha natural usada nas solas, a cortiça usada nos plantares e a madeira usada nos saltos, são alguns exemplos de matérias-primas com origem florestal.

O FSC foi fundado em 1993, com a missão de promover uma gestão das florestas mundiais que fosse ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável, através da definição e implementação de Princípios e Critérios de Gestão Florestal reconhecidos e respeitados mundialmente

O referencial FSC-STD 40-004 (norma FSC para certificação de cadeia de custódia), é o referencial usado para as empresas que incorporam no seu produto, matérias-primas com origem na floresta, adquiridas com certificado FSC.

A implementação do referencial FSC-STD 40-004, pode ser complementada com outras normas FSC.

A certificação FSC é obtida após a realização de uma auditoria, por parte de uma entidade acreditada que verifica se a empresa cumpre com os requisitos do referencial normativo. Os principais requisitos são: definição de um sistema de cadeia e custódia; procedimentos de compra de matéria-prima e gestão produtos, registo de vendas; conformidade com a legislação sobre a legalidade da madeira e responsabilidade social.

CTCP apoia as empresas

Para apoiar as empresas na implementação dos requisitos FSC, o CTCP tem uma equipa de técnicos especializados na área ambiental que presta este apoio. Para mais informações sobre este assunto contacte-nos. Estamos disponíveis para reunir e esclarecer todas as questões que possam surgir.

Contacto no CTCP: [email protected] 

1422

Voltar