Notícias

Cool Gray dá passos seguros rumo à sustentabilidade

terça-feira, 14 de março de 2023
A empresa acaba de certificar o seu Sistema de Gestão Ambiental
Cool Gray dá passos seguros rumo à sustentabilidade

A empresa Cool Gray Lda. concluiu em janeiro de 2023 o processo de implementação e certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 14001:2015, com a emissão do respetivo certificado. O âmbito do Sistema de Gestão da empresa aplica-se ao design, desenvolvimento e fabricação de calçado.

A Cool Gray nasceu em 1999, num dos mais importantes clusters europeus de calçado, a região de São João da Madeira. 

Ao longo dos anos, a empresa cresceu para se tornar num parceiro de excelência para algumas das mais prestigiadas marcas e retalhistas mundiais, bem como o fornecedor de vários operadores de renome no ramo aéreo, ferroviário e de cruzeiros. Um estatuto conquistado pela agilidade e flexibilidade, bem como um profundo conhecimento técnico do desenvolvimento de produto. 

Atualmente, a Cool Gray conta com cerca de 50 colaboradores, operando nos mercados globais de calçado, gerindo uma capacidade de produção diária a rondar os 1000 pares de sapatos, que são exportados na sua quase totalidade (98%) para mais de 40 países em todo o mundo.

A certificação voluntária do SGA em conformidade com a norma ISO 14001:2015 por parte da empresa permite demonstrar o compromisso contínuo para com o ambiente, através da gestão dos riscos ambientais associados à atividade desenvolvida. Este compromisso de responsabilidade reforça a imagem comercial sustentável da empresa, reduzindo também o impacto ambiental da mesma. 

Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

O modelo de gestão ambiental estabelecido por esta norma encontra-se generalizado a nível internacional e é utilizado como referência a um elevado número de organizações, independentemente das suas áreas de atividade e da sua dimensão, tendo como principal objetivo proporcionar às organizações um enquadramento para proteger o ambiente e responder às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas. Como tal, a ISO 14001 pretender contribuir para o desenvolvimento sustentável através:
- Da proteção do ambiente;
- Da mitigação de riscos para a Organização;
- Do cumprimento das obrigações de conformidade;
- Da melhoria do desempenho ambiental;
- Da perspetiva de ciclo de vida;
- Da obtenção de benefícios financeiros e operacionais;
- Da comunicação da informação ambiental.

Por esse motivo, a certificação SGA pela norma ISO 14001 é considerada uma ferramenta essencial para empresas ou organizações que tenham como objetivo aumentar a confiança por parte dos clientes, colaboradores e sociedade.

O processo de certificação da empresa contou com o apoio de técnicos do CTCP especializados para o efeito.

Caso pretenda mais informações sobre este serviço, contacte-nos através do email: [email protected]

894

Voltar