Em fase final da execução do BioShoes4All, a APICCAPS e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal organizam, no dia 16 de outubro, no Terminal de Cruzeiro de Leixões, a conferência BioShoes4All: The Final Step, apresentando à comunidade os principais resultados do projeto.
Tendo nos seus cinco eixos estratégicos os biomateriais, o calçado ecológico, a economia circular, as tecnologias avançadas de promoção e a capacitação e promoção, o BioShoes4All – executado ao longo de três anos – envolve cerca de 70 parceiros, num investimento global de 70 milhões de euros, o maior alguma vez realizado na indústria portuguesa de calçado e marroquinaria.
Com este projeto, CTCP e APICCAPS objetivam consolidar uma base protiva nacional resiliente, apostando na inovação, diferenciação e capacidade de dar rápida resposta como pilares fundamentais da competitividade do cluster.
Temas como a reciclagem, os materiais do futuro e a rastreabilidade serão destaque, acompanhados por uma mostra de novos produtos de uma indústria que assume um papel de relevo na economia nacional, com relevância no domínio das exportações.
Confirme a presença contactando Cláudia Pinto, da APICCAPS (claudiapinto@apiccaps.pt).
Programa ‘rico e recheado’
Um dia com autênticos painéis de luxo, com oradores de referência. Para encetar a cerimónia da conferência, Luís Onofre (APICCAPS) e Annika Breidthardt (Comissão Europeia), seguindo-se a apresentação dos resultados, pela coordenadora do projeto Maria José Ferreira (CTCP).
Haverá dois painéis de manhã: No reciclar é que está o ganho, com Cristina Carrola (APA), Filipe Carneiro (Lipor) e José Pinto (Procalçado); e Nova geração de produtos, com Joaquim Gaião (CTIC) Patrícia Caetano (Monteiro Ribas) e Pedro Castro (Aloft).
E mais três pela tarde: Rastreabilidade dos produtos, com Carmen Arias (CEC), Rui Rebelo (INESC) e Vera Pinto (CTCP); O mar: um horizonte de possibilidades, com Filomena Barreiro (IPB), Manuela Pintado (Universidade Católica) e Maria Coelho (B2E CoLAB); e Uma visão de futuro, com André Ribeiro (Ambitious), Joana Campos e Silva (Moda Portugal/CENIT), Nuno Aguiar (APIP), Sara Nunes (3D Cork) e Sérgio Oliveira (Simaca).
Segue-se a apresentação de Paulo Gonçalves (APICCAPS) sobre a Nova abordagem comunicacional do calçado português, antes do encerramento, que deverá ficar ao encargo do primeiro-ministro Luís Montenegro, cuja confirmação está pendente. Haverá também uma montra-viva.
