Notícias

Centro Tecnológico recebe alunos da Turquia no FABLAB

quarta-feira, 6 de setembro de 2023
para desenvolvimento de calçado sustentável
Centro Tecnológico recebe alunos da Turquia no FABLAB

No âmbito de um projeto de intercâmbio com um parceiro da Turquia, o Centro Tecnológico do Calçado abriu as portas do FABLAB para receber alunos da TASEV Vocational High School, uma escola profissional ligada ao setor do calçado. Durante 3 semanas, entre 17 de julho e 4 de agosto, os alunos participaram num workshop  de prototipagem de calçado e marroquinaria no ShoeFabLab do CTCP, em São João da Madeira, onde criaram um modelo inovador de calçado sustentável e um de marroquinaria.


Este intercâmbio promoveu a colaboração e partilha de conhecimentos entre estudantes da Turquia e de Portugal, para além de realçar a importância da inovação sustentável no setor da moda e do calçado em particular, em todo o mundo.

O FabLab do CTCP, um espaço de criatividade e inovação, proporcionou aos alunos da TASEV a oportunidade de explorar as suas competências criativas e técnicas e participarem ativamente em todas as etapas do processo de desenvolvimento de calçado, desde a conceção até a produção do protótipo.

O resultado foram 5 pares de calçado sustentáveis todos diferentes, concebidos sobre um modelo de calçado base, que os alunos criaram e produziram e levaram consigo no seu regresso à Turquia.  Um modelo projetado para minimizar o impacto ambiental, utilizando materiais reciclados e processos de fabrico de baixo impacto.

A diretora do Centro Tecnológico, Luisa Correia, no decorrer da apresentação final dos modelos desenvolvidos, expressou a sua satisfação com os resultados do projeto de intercâmbio e destacou a importância de tais iniciativas para promover a inovação e a sustentabilidade.  "Estamos muito orgulhosos do trabalho realizado pelos alunos da TASEV no nosso FabLab. Este projeto demonstra como a colaboração internacional pode impulsionar a criatividade e a causa ambiental com a qual estamos todos comprometidos." conclui.

Atilla Baslar, coordenador da TASEV, realça também a importância desta iniciativa para os seus alunos. “ Foi muito importante para os nossos alunos poderem participar nesta atividade de mobilidade. Os alunos gostaram da experiência e ficaram muito satisfeitos com os resultados.  Agradecemos ao CTCP pela oportunidade. Pretendemos dar continuidade a iniciativas deste género no futuro” referiu este responsável.

Para além de receber alunos, o CTCP recebeu na última semana de agosto, professores e equipa de investigadores da TASEV Vocational High School e de duas universidades sediadas em Istambul e Izmir  (ÜRKIYE AYAKKABI SEKTÖRÜ ARASTIRMA GELISTIRME VE EGITIM VAKFI e Selçuk University -Faculty of Architecture and Design, Dept. of Footwear Design and Production, respectivamente) num programa de job shadowing.

O programa de job shadowing é uma iniciativa que visa promover a troca de conhecimentos e experiências entre formadores/professores de diferentes partes do mundo. Durante esta semana, os participantes puderam observar e participar nas atividades do Centro Tecnológico e interagir com os vários colaboradores, tomando conhecimento dos projetos em desenvolvimento e tiveram ainda oportunidade de visitar outras instituições e empresas do setor do calçado e moda.


1237

Voltar