A APICCAPS, associação portuguesa do calçado, atendeu à 48.ª reunião da Horizontal Coordination of Notified Bodies for Personal Protective Equipment (HCNB-PPE), realizada em formato online, nos dias 13 e 14 de novembro, mostrando-se atenta aos desenvolvimentos sobre as diretrizes e regulamentações europeias para o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
O comité HCNB-PPE coordena todos os organismos notificados – organizações autorizadas a avaliar a conformidade dos EPI que atuam ao abrigo do Regulamento Europeu dos EPI – e figura como uma das mais importantes plataformas de cooperação do setor.
Ao longo dos dois dias, reuniram-se representantes da Comissão Europeia e especialistas técnicos para discutir questões atuais relacionadas com os processos de certificação de EPI, normas e boas práticas.
Foram abordados os procedimentos dos módulos C2 e D, a quinta versão – de outubro – do novo Guia do Regulamento EPI, as recomendações de utilização e a categorização dos EPI para proteção contra metal fundido.
Os presentes ficaram ainda a conhecer as principais conclusões e resultados da reunião do grupo de peritos sobre EPI da Comissão Europeia.
Recorde-se que a APICCAPS, organismo notificado número 2790, mantém a sua participação regular nas reuniões do HCNB-PPE, atenta a todos os desenvolvimentos, para continuar a prestar o melhor apoio e serviço às empresas do setor português do calçado, moda, marroquinaria e artigos de pele.