Notícias

Ação de demonstração de novos produtos e materiais

Com muita afluência, a ação de demonstração de novos produtos e materiais para calçado, marroquinaria e artigos de pele, dinamizada no âmbito do projeto BioShoes4All, realizou-se no CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, em São João da Madeira, no dia 3 de julho, uma parceria com a APICCAPS.

Um evento cujo objetivo foi apresentar resultados do BioShoes4All, que pretende impulsionar a fileira do calçado rumo a uma economia circular e mais sustentável. Luísa Correia, diretora-geral do CTCP, fez as honras de abertura, seguida da intervenção de Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão – Recuperar Portugal.

Ainda no período matutino, foi apresentado um estudo de Responsabilidade Social, da autoria de Graça Fonseca e Gonçalo Mendes, da Because Impacts, baseado em respostas de várias empresas do cluster a um inquérito.

Posteriormente, para apresentar os resultados obtidos até à data e que estiveram em exposição, tomou da palavra Maria José Ferreira, diretora de investigação do CTCP.

Antes do encerramento, tempo para a tertúlia Pensamento Bio e Circular, que reuniu responsáveis de empresas de vários setores para apresentarem os seus casos e discutirem o caminho a seguir nos campos da bioeconomia, circularidade, sustentabilidade e rastreabilidade; com moderação de Cláudia Pinto (APICCAPS) e contributos de Artur Barros (Simoldes), Filipe Carneiro (Lipor), Joana Meireles (Atlanta) e Pedro Ventura (Cartonagem Trindade).

Para finalizar a manhã, discursaram Luís Onofre, presidente da APICCAPS, e José Pulido Valente, presidente do IAPMEI, que congratularam os mais recentes avanços do projeto BioShoes4All, exaltando a capacidade de inovação e capacitação que está a ser incutida na fileira do calçado, rumo a uma bioeconomia sustentável.

Antes do almoço, os presentes foram divididos em grupos para visitarem a exposição patente no CTCP, de novos materiais e soluções sustentáveis desenvolvidos no âmbito do projeto, assim como os laboratórios e outros departamentos.

Com a manhã terminada, deixaram as instalações do CTCP para visitarem duas empresas do cluster que integram o BioShoes4All: a primeira à Monteiro Ribas, que tem desempenhado um papel ativo no desenvolvimento de materiais reciclados, contribuindo para a redução da pegada ambiental dos seus produtos: e a segunda à Procalçado, produtora das solas e criadora de marcas próprias, que tem a economia circular no foco, dando uma segunda vida aos produtos, recolhendo-os e reintroduzindo-os, assim como aos seus componentes, na cadeia de valor.

Esta ação de demonstração contou também com a apresentação de resultados do projeto O Calçado foi à Escola, da APICCAPS, inserido no Roteiro do Conhecimento, que visa aproximar os mais jovens da indústria do calçado. Uma colaboração entre cinco municípios de forte concentração de empresas do setor que envolveu mais de três mil alunos, entre atividades lúdicas para o 1.º ciclo e visitas a fábricas para alunos do 2.º ciclo e do ensino secundário.

O projeto BioShoes4All, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, representa um passo decisivo para tornar a indústria portuguesa do calçado mais competitiva, circular e alinhada com os desafios ambientais do presente e do futuro.


Data Publicação: segunda-feira, 7 de julho de 2025
25

Voltar