Não, não é um erro. Apesar de vivermos tempos em que o termo Inteligência Artificial já se encontra intrínseco ao vocabulário usado pela comunidade no seu quotidiano, há um projeto que visa a importância da cultura do feedback e, consequentemente, da Inteligência… Emocional.
Após um primeiro encontro presencial em Poznan, Polónia, realizado em julho, começam a surgir os primeiros resultados do OFC – Open Feedback Culture, um projeto europeu financiado pelo programa Erasmus+ que visa transformar como o feedback é dado, entendido e praticado nas pequenas e médias empresas (PME).
Através da criação de ferramentas práticas, o projeto objetiva capacitar gestores e colaboradores para adotarem uma cultura de comunicação aberta, promovendo ambientes de trabalho psicologicamente seguros e com foco no crescimento contínuo.
Assim, “dar feedback é um aspeto central na liderança”. “Bem feito, origina crescimento, confiança e desempenho. Mal feito, pode danificar a moral e as relações. Atualmente, nos ambientes de trabalho com ritmo acelerado e focado nas pessoas, a Inteligência Emocional tornou-se numa competência. A forma como o feedback é dado pode influenciar significativamente o compromisso e a motivação do trabalhador”, lê-se na mais recente newsletter do OFC.
Mas afinal, o que é a Inteligência Emocional? Trata-se da capacidade de reconhecer, perceber e gerir as próprias emoções, assim como as dos outros e, segundo Daniel Goleman, pioneiro nesta matéria, há cinco componentes-chave: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e competências sociais. “Todas essenciais quando é dado feedback, que é tanto construtivo como centrado no ser humano”.
E o feedback falha sem recurso à Inteligência Emocional? Pode acontecer. Quando é dado sem conhecimento emocional, pode facilmente ser percebido como uma crítica.
O consórcio do projeto é composto pelo CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Edit Value (Portugal), Obelisk (Bélgica), Globalnet (Polónia) e AMUEBLA (Espanha).
Consulte o site do Open Feedback Culture e fique a par de todos os desenvolvimentos deste projeto Erasmus+.