Notícias

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

sexta-feira, 28 de abril de 2023
TALK “Felicidade no trabalho, impacto nas organizações". Hoje, às 16 horas, no CTCP em São João da Madeira.
 Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.

Este dia homenageia as vítimas de acidentes e de doenças profissionais, e tem como intenção sensibilizar todos para a importância da prevenção, saúde e segurança no trabalho e promover uma cultura de segurança.

Atualmente a gestão das empresas já está muito mais envolvida nestas questões, tem um papel muito mais ativo, contudo ainda há muito a fazer. É preciso investir mais em ambientes seguros e saudáveis, investir mais no bem-estar, mais na satisfação dos trabalhadores. Não há dúvidas que envolver a equipa, ter princípios bem definidos e divulgados, dar reconhecimento, dar feedback, coisas simples como tratar pelo nome, pedir desculpa ou agradecer, têm um enorme impacto na satisfação dos trabalhadores. Um líder que exerce bem o soft power, ou poder brando, perde autoridade? Ou é possível ser um líder firme, mas flexível, atendendo e entendendo as necessidades dos outros?

“Há de facto necessidade de as lideranças assumirem um papel cada vez mais interventivo e personalizado na gestão das equipas” escreveu Margarida Vaqueiro Lopes no Artigo da Visão n.º 1548 sobre «Há uma mudança de era no trabalho».

E ainda, Juan Carlos Cubeiro, autor de mais de 50 livros de recursos humanos, talento e liderança, diz no mesmo artigo:” As pessoas felizes são 3vezes mais produtivas. Sai mais barato contratar uma pessoa feliz do que ter 3 pessoas tristes”.

Para comemorarmos o dia de hoje, vamos trazer estas e outras reflexões no evento “Felicidade no trabalho, impacto nas organizações" ,  que se realiza no CTCP em São João da Madeira, às 16h.

Esta TALK que será moderada por Anabela Neves, responsável do serviço de Segurança no Trabalho do CTCP, conta com a participação de Álvaro Gouveia, Administrador na empresa CEI by Zipor e vice-presidente da ACI, Matilde Rodrigues, Professora Adjunta da Área Técnico-Científica da Saúde Ambiental da ESS|P.PORTO e Cláudia Silva, Psicóloga Clínica na The Psychological Effect.
 

Álvaro Gouveia é empresário e interventor social, ajuda a ligar as duas pontas soltas da nossa comunidade, a produtividade e a sustentabilidade das organizações com o bem-estar humano.

Matilde A. Rodrigues é professora Adjunta da Área Técnico-Científica da Saúde Ambiental da ESS|P.PORTO. Foi coordenadora do Mestrado em Higiene e Segurança nas Organizações e do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental. É investigadora no Center for Translational Health and Medical Biotechnology Research (T-Bio) da ESS|P.PORTO e colaboradora no Centro de Investigação ALGORITMI na linha de investigação “Engenharia e Gestão Industrial (IEM)”, grupo de “Ergonomia e Fatores Humanos”, UMinho. É Licenciada em Saúde Ambiental pelo P.PORTO, Mestre em Engenharia Humana (Ergonomia & Fatores Humanos) pela UMinho e Doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas pela UMinho. A sua área de ensino e de investigação são no domínio da Saúde e Segurança Ocupacional, Engenharia de Fatores Humanos, Gestão de Risco e Ergonomia. As áreas de aplicação incluem indústrias, escolas e unidades de saúde.

Cláudia Silva é psicóloga clínica, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Percurso profissional em diversos contextos, nomeadamente prática clínica privada, institucional e organizacional, formadora nas áreas da Psicologia e Recursos Humanos. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, acredita no desenvolvimento pessoal e das organizações. Apaixonada pelo que faz, adora comunicar e motivada pelo potencial humano.

Anabela Neves, faz parte da equipa do serviço externo de segurança no trabalho do CTCP, desde 2000. Coordenadora, formadora, apoia áreas ambiente e é apaixonada por comunicação e comportamento humano. Licenciada em Engenheira de Produção, com pós-graduação em Segurança e Saúde no Trabalho.

Junte-se a esta iniciativa!

CTCP promove objetivos de desenvolvimento sustentável(ODS) 2030

731

Voltar

Relacionado