Notícias

Felicidade no trabalho: impacto nas organizações

Talk | 28 de abril

quarta-feira, 12 de abril de 2023
28 de abril | 16:00h | CTCP São João da Madeira
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Felicidade no trabalho: impacto nas organizações

Nos últimos anos, o conceito de felicidade organizacional tem vindo a ganhar cada vez mais destaque no mundo corporativo. Com o aparecimento da pandemia da COVID-19, os modelos de trabalho transformaram-se e esta temática ganhou uma maior dimensão. O trabalho deixou de ser visto apenas como uma fonte de rendimento e muitos passaram a considerar outros fatores de motivação para o trabalho, como a felicidade e o bem-estar.

Como tal, é imprescindível que as organizações assumam um compromisso sólido com a promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores. Mais do que um custo, estas políticas são gradualmente encaradas, por muitas empresas, como um investimento estratégico e isto reflete-se em ganhos de produtividade.

Aproveitando o simbolismo do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se comemora todos os anos no dia 28 de abril, o CTCP em colaboração com a ACIsjm (Associação Comercial e Industrial de São João da Madeira), irá promover a TALK “Felicidade no trabalho, impacto nas organizações”, no CTCP em São João da Madeira, entre as 16:00h e as 18:00h.

O CTCP pretende, deste modo, sublinhar a importância da participação e do diálogo social na criação de uma cultura positiva de segurança e saúde que envolva todos.  

Esta conversa que será moderada por Anabela Neves, responsável do serviço de Segurança no Trabalho do CTCP conta com a participação de Álvaro Gouveia, Administrador na empresa CEI by Zipor e vice-presidente da ACI, Matilde Rodrigues, Professora Adjunta da Área Técnico-Científica da Saúde Ambiental da ESS|P.PORTO e Cláudia Silva, Psicóloga Clínica na The Psychological Effect.
 

Álvaro Gouveia é empresário e interventor social, ajuda a ligar as duas pontas soltas da nossa comunidade, a produtividade e a sustentabilidade das organizações com o bem-estar humano.

Matilde A. Rodrigues é professora Adjunta da Área Técnico-Científica da Saúde Ambiental da ESS|P.PORTO. Foi coordenadora do Mestrado em Higiene e Segurança nas Organizações e do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental. É investigadora no Center for Translational Health and Medical Biotechnology Research (T-Bio) da ESS|P.PORTO e colaboradora no Centro de Investigação ALGORITMI na linha de investigação “Engenharia e Gestão Industrial (IEM)”, grupo de “Ergonomia e Fatores Humanos”, UMinho. É Licenciada em Saúde Ambiental pelo P.PORTO, Mestre em Engenharia Humana (Ergonomia & Fatores Humanos) pela UMinho e Doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas pela UMinho. A sua área de ensino e de investigação são no domínio da Saúde e Segurança Ocupacional, Engenharia de Fatores Humanos, Gestão de Risco e Ergonomia. As áreas de aplicação incluem indústrias, escolas e unidades de saúde.

Cláudia Silva é psicóloga clínica, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Percurso profissional em diversos contextos, nomeadamente prática clínica privada, institucional e organizacional, formadora nas áreas da Psicologia e Recursos Humanos. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, acredita no desenvolvimento pessoal e das organizações. Apaixonada pelo que faz, adora comunicar e motivada pelo potencial humano.

Anabela Neves, faz parte da equipa do serviço externo de segurança no trabalho do CTCP, desde 2000. Coordenadora, formadora, apoia áreas ambiente e é apaixonada por comunicação e comportamento humano. Licenciada em Engenheira de Produção, com pós-graduação em Segurança e Saúde no Trabalho.

Inscrições:
A participação neste evento carece de inscrição prévia AQUI.

CTCP promove objetivos de desenvolvimento sustentável(ODS) 2030

1832

Voltar

Relacionado