Notícias

Prémios de Inovação GAPI atribuídos em Itália

sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Prémios de Inovação GAPI atribuídos em Itália

A organização dos prémios de Inovação GAPI contou com  a colaboração do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS) introduziu pela primeira vez este ano a atribuição do Prémio Revelação, para destacar o facto de terem sido criadas, desde o início do ano passado, mais de 60 novas marcas de calçado em Portugal.
 
A marca portuguesa Goldmud, de Felgueiras, venceu em Milão, Itália, a categoria "Revelação" na 5ª edição dos Prémios Inovação na Fileira do Calçado, propondo um conceito de "rústico chique" no design dos seus produtos. Os prémios, que foram também pela primeira vez atribuídos durante a realização da maior feira mundial do sector, a MICAM, distinguiu nas restantes categorias a Eject (melhor design senhora moda jovem), a Luis Onofre (clássico senhora), a Fly London (homem moda jovem), a Muratti Florentino (homem clássico), a Tell Me (criança) e a Aerosoles (melhor apresentação na feira).
 
  De acordo com fonte da APICCAPS, actualmente, as empresas parecem estar "cada vez mais sensibilizadas para o facto de tão importante como inovarem ao nível das suas colecções, registarem o design dos seus modelos, factores que associados lhes permitem estar um passo à frente dos seus concorrentes".
    Em declarações aos jornalistas à margem da feira internacional de calçado, o administrador da Why We Trading, com sede em Felgueiras, detentor da Golmud, explicou que a nova marca, criada em 2006, propõe um conceito de "rústico chique", inspirado nos países orientais.
 "Um sapato elegante, mas com o conforto dos materiais mais rústicos e naturais", resumiu Miguel Abreu, que lidera a terceira geração do negócio da família.
 
    Apresentando nesta feira a sua segunda colecção, com propostas para o próxima Primavera-Verão, o administrador da empresa adiantou que as suas primeiras vendas foram no mercado externo, com alguma expressão no Japão e França, como aliás era a estratégia da equipa responsável pela gestão da marca.
     
    Para o primeiro ano de actividade plena da Goldmud, que será 2008, o administrador conta vender 30 mil pares de sapatos, correspondentes a uma facturação de meio milhão de euros.
 
    De acordo com Miguel Abreu, os sapatos da Goldmud chegam ao mercado a um preço médio que ronda os 70/75 euros.
 
    Para alcançar o conforto desejado para os seus modelos, a marca desenvolveu um processo de construção que foi já patenteado pela Why We.
 
    A MICAM é mundialmente conhecida como a feira da moda, sendo por esse motivo a grande aposta da indústria portuguesa de calçado, que investiu mais de um milhão de euros nesta iniciativa, através de uma presença colectiva (de mais de 80 empresas) alicerçada nas estratégias diferenciadoras das empresas, de modo a dar notoriedade às marcas nacionais.

Fonte: MARÃO ONLINE, 21.Set.07
2474

Voltar