Notícias

Webinar: Brexit - Guia para a indústria de calçado

terça-feira, 6 de abril de 2021
"Brexit for the Footwear and Leather Goods Industry: the EU-UK deal explained", dia 14 de abril, pelas 10h00
Webinar: Brexit - Guia para a indústria de calçado

Desde 1 de janeiro de 2021, a União Europeia (UE) e o Reino Unido (RU) são consideradas duas regiões aduaneiras independentes, sinónimo de implicações nas relações comerciais entre as duas partes. Como existe um acordo de livre comércio sem impostos ou tarifas sobre bens ou limites sobre a quantidade que pode ser negociada (quotas) entre o Reino Unido e a UE, pode-se pensar que vivemos uma situação semelhante à que tínhamos em vigor quando o Reino Unido fazia parte da UE.

No entanto, desde o início do ano, o Reino Unido passou a ser um país terceiro (fora da UE) e vice-versa, pelo que serão aplicadas todas as formalidades desse estatuto. Como consequência, foram introduzidos novos controlos nas fronteiras, como os controlos de segurança e as declarações aduaneiras. Importa, por isso, que as empresas estejam preparadas para estes novos procedimentos.

Quais são os principais aspectos do negócio que preciso de conhecer? Como é que os meus sapatos ou malas podem ser considerados originários? Como pode um exportador emitir a Declaração de Origem? Quem vai precisar dos números EORI e REX? Estas e outras questões vão ser abordadas no Webinar: Brexit for the Footwear and Leather Goods Industry: the EU-UK deal explained no próximo dia 14 de abril, pelas 10h00 (hora de Portugal). O evento digital é co-organizado pelo World Footwear (o projeto da APICCAPS) e pela associação britânica BFA (British Footwear Association)

Neste webinar, poderá ainda conhecer os principais aspectos do negócio, levando em consideração as responsabilidades dos exportadores da UE e dos importadores do Reino Unido. Serão ainda explicadas as Regras de Origem para Calçado e Artigos de Couro, bem como os procedimentos que envolvem os fluxos de importação e exportação. Com especial atenção à Declaração de Origem e ao registro do Sistema Rex.


Link de registo AQUI

Programa
Conheça o programa detalhado aqui


O Guia

Dando resposta a muitas interrogações que nos foram sendo colocadas, a APICCAPS, através do seu projeto World Footwear criou, um “Guia Prático para Exportadores da União Europeia e Importadores do Reino Unido.
A APICCAPS aconselha a consulta do link e a registarem-se no portal (a inscrição é fácil e imediata) para que possam aceder ao documento.


Fonte: APICCAPS
1320

Voltar