Notícias

Vapesol investe 1,5 milhões na produção de solas de borracha

Produzirá 5.000 pares por dia

Vapesol investe 1,5 milhões na produção de solas de borracha

A Vapesol, uma das maiores produtoras ibéricas de solas para o setor do calçado, que recentemente publicou o seu Relatório de Sustentabilidade, elaborado em colaboração com o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, estabeleceu um acordo comercial com a Tecnirolo/Lary Portugal que levará à criação de uma unidade de produção de solas de borracha (SBR).

Trata-se de um acordo que permitirá, após um investimento na ordem dos 1,5 milhões de euros, a partir de fevereiro de 2026, a produção diária de 5.000 pares de solas de borracha bicolores por injeção, com menor consumo de energia, em comparação a equipamentos similares existentes em Portugal, menor desperdício de material e menor imputação de mão de obra.

Uma parceria com uma empresa que conta com duas décadas de experiência no mercado da borracha e líder na implementação de uma tecnologia considerada das mais avançadas do mercado, garantindo uma maior eficiência produtiva e uma menor taxa de desperdício.

Na Vapesol, a borracha será produzida a 100% por injeção, seja monocolor ou bicolor, abandonando o método tradicional, por compressão, e com foco nos métodos inovadores que vão de encontro a uma monitorização completa, caminhando em paralelo com os princípios da indústria 4.0.

Um investimento gradual num equipamento que, para já, ficará instalado nas instalações existentes da Vapesol, estando prevista a criação de uma nova unidade industrial para o acolher.

Com o processo em andamento, a empresa sediada em Felgueiras irá continuar a executar investimentos de forma sustentada, apontando a fevereiro de 2026 para exibir os resultados. “Será a grande novidade para apresentar no maior certame internacional de componentes para calçado”, aponta o CEO da Vapesol, Décio Pereira, referindo-se à Lineapelle.

“É uma consequência natural da evolução da Vapesol”

Décio Pereira enaltece que a Vapesol é “líder de mercado em solas de TR, TPU e EVA”, figurando-se como “o maior produtor ibérico” e foram os próprios clientes que questionaram sobre a possibilidade de produzir solas de borracha.

Então, afirma que a aposta surge na sequência das “excessivas vezes” em que a empresa de Felgueiras deu um ‘não’ como resposta. “Os clientes gostam de vir à Vapesol e encontrarem um pack completo de solas, seja TR, TPU, EVA ou borracha. Acaba por ser uma consequência natural da evolução que temos tido ao longo dos últimos anos, fazendo face às exigências dos clientes e fidelizando-os”, explica.

Também permitirá explorar outro segmento de mercado. “O Trail é uma área que gostaríamos de explorar, mas o material predominante é a borracha, daí decidirmos ser o momento certo, juntando, paralelamente, uma nova realidade: o calçado barefoot, que também procura solas de borracha”, acrescenta.

Em suma, trata-se de “um somatório de fatores que levou a Vapesol a investir cerca de 1,5 milhões de euros neste produto para criar vantagens competitivas para o cliente, que virá à empresa e terá todos os produtos à sua disposição”.

Para o CEO, a Vapesol “não avança para este novo desafio de forma desprotegida”. “A borracha é um material que conhecemos e dominamos. Nunca pusemos em práticas em grande escala para o mercado, somente para abastecimento interno. Agora vamos começar a fazê-lo”, prossegue, levantando o véu sobre os objetivos para… 2027.

“A ideia é duplicar a capacidade instalada neste novo sistema de borracha por injeção que permite produzir solas monocolores e bicolores. Passará de 5.000 pares por dia em 2026 para 10.000 pares por dia em 2027”, almeja.

Data Publicação: quarta-feira, 17 de setembro de 2025
4602

Voltar