Notícias

Universidade de Aveiro apresenta resultados FAIST em Bruxelas

segunda-feira, 17 de junho de 2024
Universidade de Aveiro apresenta resultados FAIST em Bruxelas

Na 20ª edição da Conferência Internacional sobre Recursos Renováveis e Biorrefinarias (20th edition of the International Conference on Renewable Resources & Biorefineries), que se realizou em Bruxelas, Bélgica, entre os dias 5 e 7 de junho de 2024, a Universidade de Aveiro marcou presença com a apresentação dos resultados do projeto FAIST. A conferência reuniu investigadores e representantes da indústria para discutir avanços em recursos renováveis e biorefinação.

Idalina Gonçalves, investigadora do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, e Toktam Pedramrad, aluna do Programa Doutoral em Ciência e Engenharia de Materiais, ambas do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, foram as representantes da instituição. Elas apresentaram uma comunicação oral e um poster detalhando os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito da agenda mobilizadora FAIST.

O foco da investigação é a utilização de moléculas derivadas de resíduos agroalimentares e de calçado para desenvolver revestimentos bioplásticos para calçado à base de pele, além de filamentos para a produção de componentes através da tecnologia de fabricação por filamento fundido (impressão 3D). A participação na conferência permitiu a troca de ideias com outros investigadores e representantes da indústria, explorando as possibilidades de aplicação prática dessas inovações no setor do calçado.

A apresentação dos resultados do projeto FAIST destacou a importância da investigação em promover a sustentabilidade e a inovação na indústria de calçado, aproveitando resíduos que, de outra forma, seriam descartados. A Universidade de Aveiro continua a demonstrar o seu compromisso com a investigação de ponta e a sustentabilidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de soluções ecológicas e inovadoras no mercado global, e neste caso no setor do calçado em particular, através desta projeto em parceria com o setor do calçado.

107

Voltar