Notícias

Destaques 2021

Um ano de crescimento

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
Destaques de um ano cheio de realizações
Um ano de crescimento

O ano de 2021 foi intenso de desafios para o CTCP, com a realização de inúmeras iniciativas. O ano em que o CTCP comemorou 35 anos de apoio à indústria, foi marcado por um crescimento sustentado nas diferentes áreas de atuação.

As instalações do CTCP em São João da Madeira foram alvo de uma ampliação, criamos um FabLab em Felgueiras, investimos em novas tecnologias de fabrico digital e recursos humanos especializados, em áreas como as tecnologias digitais, qualidade, materiais e ambiente e criamos novos serviços especializados nestes domínios, de forma a responder às necessidades das empresas.

Os recursos humanos do setor e a sua qualificação foi uma prioridade para nós, no decorrer do passado ano. Voltamos à formação presencial e mantivemos os webinars e as formações online, que marcaram o calendário de 2021, devido à situação de pandemia.  Foi um ano de fortes avanços na formação à distância, incluindo formações práticas. Conseguimos levar o conhecimento a mais pessoas.
Demos continuidade a projetos de inovação nacionais e Europeus e terminamos o ano a assinar o pacto europeu para as Competências TCLF (Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado).

Na comunicação além do reforço nos canais digitais existentes como os Websites, Newsletters e Redes sociais, criamos o PODCAST do CTCP: Calçar inovação.

Apesar das dificuldades de organizar eventos presenciais, promovemos várias sessões de demonstrações presenciais e novos materiais e tecnologias desenvolvidos no âmbito de projetos de investigação que terminaram em 2021 como o FAMEST, Greenshoes4all ou [email protected] Demos início a vários projetos de Investigação, com destaque para o mobilizador Greenshoes4.0.

Este foi também um ano de intenso trabalho e desenvolvimentos na área da sustentabilidade e preservação de ambiente. Promovemos várias iniciativas sobre este tema, nomeadamente a Semana da Responsabilidade ambiental, webinars, demonstrações de materiais e podcasts e apoiamos várias dezenas de empresa a implementar sistemas de Gestão Ambiental.

Promovemos, com a APICCAPS, a apresentação de duas novas candidaturas (BioShoes4All e FAIST), enquadrados no PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), que reuniram mais de 100 empresas, entre universidades, empresas e entidades do sistema científico e tecnológico e preparam uma nova década de crescimento nos mercados externos.

Em resumo, crescemos para melhor apoiar as empresas do Cluster do Calçado e moda.

Obrigada a todos por terem feito este percurso connosco e permitirem que 2021 fosse um ano de crescimento.

307

Voltar

Relacionado