Nasceu em 2012 com o objetivo de promover a indústria local. Este ano completa 10 anos de atividade e um total de 283 mil visitas. São estes os resultados do projeto Turismo Industrial, um programa da Câmara Municipal de S. João que tem como objetivo potenciar o melhor da cidade.
No total, o roteiro incluiu 22 locais de visita, que contemplam 14 fábricas, o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado e núcleo histórico da antiga metalúrgica Oliva, o CTCP- Centro Tecnológico de Calçado, a Academia de Design e Calçado (CFPIC) e outros equipamentos da área da criatividade e Tecnologia.
O CTCP desde o início que aderiu a este projeto, que inicialmente incluía fábricas de calçado, lápis, passamanarias e chapéus, e passou, mais recentemente, a incluir também roteiros ligados a outras industrias, como etiquetas, autocolantes, metalurgia e têxtil.
“São João da Madeira soube transformar a sua indústria num produto cultural e turístico, e, nestes 10 anos, o Turismo Industrial esteve sempre a valorizar o trabalho, a produção e os operários”, disse o presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira.
A maioria dos visitantes são portugueses e o espaço com maior número de visitas (37,4%) foi a Viarco, a única fábrica de lápis do país. na lista de locais mais visitados seguem-se os Museus da Chapelaria e do Calçado (31% do total das visitas), seguidos das fábricas de calçado e componentes (16,4%).