Notícias

Solpré é a primeira empresa produtora de solas a obter certificação FSC

terça-feira, 10 de janeiro de 2023
Solpré é a primeira empresa produtora de solas a obter certificação FSC

A empresa de solas pré-fabricadas Solpré- Componentes para Calçado, Lda, terminou o ano de 2022 com mais um objetivo cumprido: a certificação FSC®. Um processo que a empresa, com o apoio do CTCP, terminou com sucesso. Mais uma certificação que a Solpré juntou a outras que já possuía, como a certificação ambiental (NP EN ISO 14001:2015) e a certificação da qualidade (NP EN ISO ISO9001).

No setor do calçado, o reconhecido rótulo FSC®, embora seja mais frequentemente associado à embalagem, é também possível aplicar o referencial aos produtores, desde que o produto incorpore uma matéria-prima com origem florestal: é o caso das  solas da Solpré que incorporam borracha natural, nomeadamente o crepe natural. Assim, a Solpré torna-se na primeira empresa de transformação de crepe a nível europeu com esta certificação.

Com aposta da empresa nesta certificação, reconhecida  internacionalmente, a Solpré transmite confiança ao seus clientes, apresentando um produto associado a mensagens claras e transparentes.

Mais informações em: https://www.solpre.pt

O que é a certificação FSC?

O FSC foi fundado em 1993, com a missão de promover uma gestão das florestas mundiais que fosse ambientalmente responsável, socialmente benéfica e economicamente viável, através da definição e implementação de Princípios e Critérios de Gestão Florestal reconhecidos e respeitados mundialmente.

O referencial FSC-STD 40-004 (norma FSC para certificação de cadeia de custódia), é o referencial usado para as empresas que incorporam no seu produto, matérias-primas com origem na floresta, adquiridas com certificado FSC.

A certificação FSC é obtida após a realização de uma auditoria, por parte de uma entidade acreditada que verifica se a empresa cumpre com os requisitos do referencial normativo. Os principais requisitos são: definição de um sistema de cadeia e custódia; procedimentos de compra de matéria-prima e gestão produtos, registo de vendas; conformidade com a legislação sobre a legalidade da madeira e responsabilidade social.
 
CTCP apoia as empresas

Para apoiar as empresas na  implementação dos requisitos FSC, o CTCP tem uma equipa de técnicos especializados na área ambiental que presta este apoio.
 
Para mais informações sobre este assunto contacte-nos. Estamos disponíveis para reunir e esclarecer todas as questões que possam surgir.
Contacto no CTCP: [email protected]

1597

Voltar