Notícias

Segundo workshop do projeto 3F-COOP realizou-se na Eslovénia

Após o primeiro workshop do projeto 3F-COOP – Footwear Fast Foward Cooperation ter-se realizado no início de dezembro, em Pirmasens, Alemanha, o segundo teve lugar em Žiri, Eslovénia, de 1 a 5 de dezembro, contando com a participação do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, representado por Daniela Martins e Mariana Aguiar.

Este projeto, inserido no programa Erasmus+ e que termina em 2026, reúne parceiros de Portugal, Eslovénia, Alemanha e Bósnia e Herzegovina, para fortalecer as competências digitais e sustentáveis do setor no calçado.

Será desenvolvido um programa de formação ágil, fomentando oportunidades que visem a transição digital e verde na Bósnia e Herzegovina, à procura de colocar em prática uma produção sustentável e tecnologicamente avançada, para a qual contribuirão os conteúdos didáticos e formativos desenvolvidos.

Em Žiri, com organização do IRCUO, centro esloveno de desenvolvimento industrial para o setor do couro e do calçado, o foco esteve na qualidade e na testagem de materiais usados no fabrico de sapatos.

Os participantes exploraram segmentos-chave da indústria do couro e do calçado, abordando temas como:

- materiais tradicionais e atuais;
- métodos de testagem de materiais;
- utilização do SatraSUMM, software especializado para materiais e cálculos de consumo;
- desenvolvimento de novos produtos com foco em calçado de ski e equipamento para atividades na neve;
- aplicação de normas, requisitos e regulamentos na indústria do calçado.

Ao longo da semana, visitaram ainda um museu e centro de conhecimento, na cidade de Idrija, sobre o fabrico de artigos em renda e sobre o desenvolvimento da indústria de calçado, com ênfase na história, evolução e conquistas da marca eslovena Alpina.

Já o terceiro e último workshop do projeto 3F-COOP será organizado pelo CTCP, na cidade do Porto, de 9 a 13 de fevereiro de 2026, e centrar-se-á na sustentabilidade do processo de fabrico de calçado.

Este ciclo cessa em março de 2026, na Bósnia e Herzegovina, com os parceiros do 3F-COOP a partilharem as suas experiências em contexto laboral e industrial. Um encontro que enfatizará a relevância das competências digitais – com foco na sustentabilidade – desenvolvidas ao longo dos três anos, garantindo que as ferramentas e os métodos enquadram-se às necessidades específicas do setor bósnio do calçado.


Data Publicação: sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
135

Voltar