Notícias

Primeiro workshop do projeto 3F-COOP realizou-se na Alemanha

A cidade de Pirmasens, localizada no sudoeste alemão, acolheu o primeiro de três workshops que serão realizados no âmbito do projeto europeu 3F-COOP – Footwear Fast Forward Cooperation, e o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal esteve presente, representado por Margarida Mata e Daniela Martins, do departamento de Inovação e Fabrico Digital.

Este projeto, inserido no programa Erasmus+, tem a duração de três anos e reúne parceiros de Portugal, Eslovénia, Alemanha e Bósnia e Herzegovina com o intuito de fortalecer as competências digitais e sustentáveis no setor do calçado.

Pretende-se desenvolver um programa de formação ágil e fomentar oportunidades formativas que visem a transição digital e verde na Bósnia e Herzegovina, em busca de uma produção sustentável e tecnologicamente avançada, para a qual contribuirão os conteúdos didáticos desenvolvidos.

Neste primeiro workshop, o foco esteve na utilização de ferramentas digitais para design e produção, com os participantes a explorarem múltiplas tecnologias à sua disposição, desde modelação em CAD 2D e 3D, passando pela digitalização e renderização 3D, na prototipagem virtual. Algumas ferramentas e fluxos de trabalhos apresentados foram:

- digitalização e modelação 2D em ProCam;
- preparação do corte em ProCut;
- noções básicas em Rhino;
- digitalização 3D;
- design generativo em Rhino Grasshopper;
- introdução à modelação em Blender;
- maquetes virtuais, renderização, materiais e iluminação.

Entre os participantes encontravam-se vários níveis de conhecimento, desde principiantes que nunca tinham trabalhado com CAD, até utilizadores avançados. Uma diversidade que fomentou e enriqueceu a experiência de aprendizagem, resultando numa atividade envolvente e interativa que conectou técnicos de diferentes níveis de competência.

Um dos pontos altos foi o concurso de design, com os participantes a traçarem esboços concetuais de calçado e a explicarem o processo criativo associado: desde o desenho à modelação CAD, renderização e fabrico.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitarem o Museu do Calçado de Hauenstein, que acolhe o maior sapato do mundo: 7,14 metros de comprimento, 4,20 metros de altura e 1.500 kilos – um recorde que figura no Guinness; e de fazerem uma excursão às ruínas do castelo de Drachenfels, que oferece uma visão panorâmica da região.

Próximos workshops

Terminado o primeiro, atenções voltadas para o segundo workshop, programado para dezembro, em Žiri, Eslovénia, cuja organização ficará a encargo do IRCUO, o centro esloveno de desenvolvimento industrial para a indústria do couro e do calçado, e terá como foco a qualidade e a testagem de materiais.

Já o terceiro e último será organizado pelo CTCP, no Porto, e centrar-se-á na sustentabilidade no processo de fabrico de calçado.

Este ciclo termina em março de 2026, na Bósnia e Herzegovina. Todos os parceiros do 3F-COOP irão partilhar as suas experiências em contexto laboral. Um encontro que enfatizará a relevância das competências digitais – com foco na sustentabilidade – desenvolvidas ao longo dos três anos, garantindo que as ferramentas e métodos enquadram-se às necessidades específicas do setor do calçado bósnio.

Data Publicação: quarta-feira, 12 de novembro de 2025
570

Voltar