Para abordar, esmiuçar e esclarecer quanto aos impactos da digitalização – que está a transformar profundamente os processos produtivos na indústria do calçado – na segurança e na saúde dos trabalhadores, o CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal promoveu webinar Segurança no Trabalho na Era Digital, através da plataforma Teams, no dia 23 de maio.
Refletindo sobre os desafios e as oportunidades que a transformação digital representa para a segurança e saúde no trabalho, com enfoque no setor do calçado, Anabela Neves, responsável pela Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho do CTCP, conduziu uma conversa que contou com Ana Sofia Colim (coordenadora do Grupo de Ergonomia e Psicologia de Engenharia do DTx – Laboratório Colaborativo para a Transformação Digital, e professora convidada da Universidade do Minho) e Ventura Correia (da empresa felgueirense Carité).
Antes de abordarem a temática da sessão, refletiu-se sobre o apagão que recentemente deixou a Península Ibéria às escuras durante várias horas, e as lições aprendidas quanto à prevenção e segurança, um verdadeiro exercício de gestão de emergência.
“Estar sem energia elétrica e sem comunicações exigiu um jogo de cintura. Proporcionou conhecimento sobre o que funcionou e o que não funcionou dentro das empresas, precisamente no Dia Nacional da Prevenção e da Segurança no Trabalho”, apontou Anabela Neves. Já Ana Sofia Colim referiu que “o silêncio tecnológico fez-se ouvir mais alto que nunca”, enquanto Ventura Correia desvendou que “a gestão das emoções das pessoas foi o desafio”.
Posteriormente, debruçado sobre a temática do webinar, o painel composto pelos três oradores abordou questões como a ergonomia, os impactos da automatização e robotização, e ainda os benefícios e os riscos associados à introdução de tecnologias digitais em ambiente laboral.
Caso não tenha tido oportunidade de inscrever-se, pode assistir ao webinar AQUI. Perceba como podemos garantir que o futuro digital da indústria seja mais seguro, saudável e humano.
Este webinar foi desenvolvido no âmbito do projeto ShoeDigInov (medida RE-C05-i02-Missão Interface).