Notícias

On Zen: Calçado à medida aposta na certificação

quinta-feira, 6 de agosto de 2020
A empresa implementou um sistema de gestão da qualidade, com o apoio técnico do CTCP.
On Zen: Calçado à medida aposta na certificação

A empresa Moutinho Ribeiro da Silva, Lda. (MRS), conhecida pela sua marca própria On Zen https://www.onzenshoes.com/, acaba de ver reconhecido o seu sistema de gestão da qualidade, de acordo com a norma ISO 9001:2015.

A empresa, especializada em calçado ortopédico e calçado de uso profissional, implementou um sistema de gestão da qualidade, com o apoio técnico do CTCP e pretende, no futuro, dar continuidade a este e outros domínios de certificação, nomeadamente nas áreas social e ambiental.
 
Para Paulo Ribeiro, CEO da empresa, este processo permitiu “identificar oportunidades de melhoria e estruturar de forma efetiva processos de gestão e minimizar falhas”.
 
Inês Sousa, responsável da Qualidade e coordenadora deste processo de certificação na empresa, acrescenta que os trabalhadores se sentem, agora, mais motivados. “Nota-se uma maior disponibilidade dos trabalhadores para dar sugestões e colaborar ativamente na implementação de melhorias na área produtiva”, afirma.
 
Para estes responsáveis, esta certificação oferece aos clientes mais garantias de confiança, em particular quando se trata de novos contactos. “Em termos comerciais é cada vez mais relevante que a empresa se apresente em alguns mercados como uma empresa certificada. No caso da MRS notamos esta tendência em mercados como o da Alemanha e Reino Unido. Acreditamos que a certificação ISO 9001 permite gerar confiança junto de potenciais clientes, principalmente, nos primeiros contactos”.
 
Inês Sousa, que acompanhou o processo de implementação, realça a importância do apoio do CTCP. “Conseguiu criar-se um excelente ambiente de trabalho e de colaboração entre o CTCP e a equipa da MRS com resultados acima das expectativas. Foi muito relevante e trouxe muitos inputs para a melhoria dos nossos processos organizacionais”.
 
Apostar na melhoria contínua do seu sistema de gestão da qualidade e dinamizar outros domínios de certificação nas áreas social e ambiental”.
 
Estes responsáveis  vêm com bons olhos o futuro da empresa e afirmam que as perspetivas são positivas com a focalização da MRS no domínio do calçado ortopédico e profissional, e uma maior aposta na dinamização da marca On Zen.
 
“A empresa possui uma boa equipa de trabalho que pretende manter e alargar. Consideramos, por isso, muito importante desenvolver ações para a motivação e melhoria de condições de trabalho.  Em termos operacionais a MRS vai apostar na melhoria contínua do seu sistema de gestão da qualidade e dinamizar outros domínios de certificação nas áreas social e ambiental” finalizam.
 
A empresa
Calçado à medida de cada pé

A empresa Moutinho Ribeiro da Silva, Lda, designada de On Zen https://www.onzenshoes.com/, iniciou a sua atividade em setembro de 2015, em Argoncilhe, concelho de Santa Maria da Feira.

A experiência do seu sócio-gerente, com mais de 20 anos de experiência na área comercial de empresas de calçado, permitiu implementar este projeto que se destina a um nicho de mercado internacional com um produto técnico destinado a consumidores especiais, o calçado “à medida”. O conceito “à medida” aplica-se a situações em que o sapato do pé esquerdo tem de ser diferente do sapato do pé direito, tais como no calçado para dança, bailarinas, propósitos ortopédicos, doentes diabéticos, atletas de alta competição, constituindo uma mais valia relativamente ao mercado altamente concorrencial do calçado casual. Em paralelo com este projeto inovador, a empresa assegura a produção de calçado dito “normal” e semi-ortopédico, na maioria dos casos para os mesmos clientes do calçado “à medida”.

Em termos de equipamentos produtivos, a On Zen encontra-se bem apetrechada. Ao nível do desenvolvimento do produto, a empresa possui um sistema CAD/CAM, de apoio ao desenvolvimento técnico dos modelos e corte de moldes, amostras e protótipos, que lhe proporciona uma elevada flexibilidade e capacidade de resposta a este nível, recorrendo a tecnologias de produção ao nível do estado da arte, no que diz respeito à recolha de informação do consumidor, ao desenvolvimento da forma e à impressão 3D.

O principal mercado é o Europeu, mas já está a trabalhar para atingir outros mercados. Os principais clientes da marca própria resultam de parcerias com empresas médicas (Hospitais e Clínicas), farmacêuticas e desportivas (Centros de Desporto e marcas Desportivas), que fazem a ligação entre o consumidor e a On Zen. Nesses locais é efetuada uma primeira “digitalização” dos pés dos consumidores, para, posteriormente, a On Zen dar seguimento ao contacto, sugerir modelos ou analisar o(s) modelo(s) que o cliente pretende e prosseguir para o desenvolvimento do calçado. Para chegar a novos clientes a empresa tem apostado também na presença online e em certames internacionais dedicados a este nicho de mercado.
 

3119

Voltar