Notícias

Oficina de Produção Sustentável de Calçado

CTCP e CFPIC em São João da Madeira

quinta-feira, 20 de junho de 2024
15 a 19 julho | 9h30 às 17h30 | Inscrições a decorrer
Oficina de Produção Sustentável de Calçado

A parceria CTCP/CFPIC organiza em julho uma oficina técnica de produção sustentável de calçado, rumo à bioeconomia circular sustentável!

Após a oficina de Calçado Sustentável decorrida em março de 2024, o CTCP alia-se agora ao seu parceiro CFPIC para, em conjunto, proporcionarem ao setor de calçado uma semana inteira de formação prática gratuita focada na produção sustentável de calçado, orientada pelo técnico especialista Michal Spacek em conjunto com técnicos formadores do CTCP e do CFPIC nas mais variadas especialidades.

A nova oficina de Produção Sustentável de Calçado terá lugar entre 15 e 19 de julho 2024 nas instalações do CTCP e CFPIC, em São João da Madeira, com o propósito de desenvolver competências na produção sustentável de calçado, desde a seleção de materiais, seleção de modelos e adoção de tipos de construção e técnicas inovadoras que permitam reduzir a pegada ecológica do produto final atuando ao longo do processo produtivo.

A produção sustentável de calçado é um esforço multifacetado que exige a colaboração entre designers, técnicos, operadores, gestores, fornecedores e até consumidores. Ao adotar práticas sustentáveis em todas as etapas de produção, a indústria do calçado pode reduzir o impacto ambiental, criando produtos que não apenas atendam às necessidades dos consumidores, mas também respeitem o planeta.

Um dos principais aspetos da produção sustentável de calçado é a escolha de matérias-primas, fase que por si só pode reduzir significativamente a pegada ecológica. A transparência ao longo da cadeia de abastecimento é fundamental para a produção sustentável, daí o envolvimento dos fornecedores certos e comprometidos com os mesmos objetivos da sustentabilidade.

O design é uma área onde a sustentabilidade tem de ser incorporada. Calçado desenhado para ser durável, reparável, multifuncional, facilmente reciclado, tende a ter um menor impacto ambiental.

Os processos de produção também desempenham um papel crucial na sustentabilidade. A adoção de tecnologias tendencialmente mais limpas, a opção de fluxos produtivos que privilegiem a redução de resíduos e desperdícios, a opção por gamas operatórias eficientes, pode melhorar a eficiência global do processo produtivo e reduzir o impacto ambiental.


Oficina BioShoes Creators: Produção Sustentável de Calçado

Objetivos: desenvolver competências na produção sustentável de calçado desde a criação, desenvolvimento e produção de vários modelos e tipos de construção de calçado, de baixa pegada ecológica, através da seleção criteriosa de materiais reciclados, adaptação dos modelos e adoção de tipos de construção e estratégias produtivas que conduzam à redução da pegada ecológica.

Destinatários: designers, modeladores, técnicos do produto e produção, todos os interessados na criação e produção de calçado sustentável (prioridade para empresas com inscrições de técnicos com competências complementares na criação e produção de calçado).

Duração: 35 horas

Datas e horário: 15 a 19 de julho 2024, das 9h30 às 17h30

Local: CTCP FabLab e Oficinas CFPIC, em São João da Madeira

Programa:
Ao longo dos 5 dias desta oficina, os participantes serão acompanhados por especialistas em calçado e sustentabilidade.

Dia 1: 2ª-feira 15 de julho - CTCP 
- Manhã: apresentações, objetivos, materiais e ferramentas;
- Tarde: explorar materiais, tipos de construção e selecionar modelo;

Dia 2: 3ª-feira 16 de julho - CFPIC
- Continuação da seleção de materiais e modelos;
- Início do corte;

Dia 3: 4ª-feira 17 de julho - CFPIC
- Continuação do corte;
- Personalização (laser, impressão digital);
- Início da costura;

Dia 4: 5ª-feira 18 de julho - CFPIC
- Continuação da costura;
- Início da montagem e acabamento;

Dia 5: 6ª-feira 19 de julho - CFPIC/CTCP
- Manhã (CFPIC): terminar montagem e acabamento;
- Tarde (CTCP): apresentações finais e encerramento.

Coaches:
Michal Spacek
Equipa CTCP ShoeFabLab
Equipa de técnicos e formadores do CFPIC

Michal Spacek 
Formador e investigador científico. Formou-se na Universidade Thomas Bata em Zlin (anteriormente Universidade Técnica em Brno, Faculty of Technology for the Light Industries em Zlin). Engenheiro mecânico, diploma em Tecnologia. Trabalhou como chefe do departamento de desenvolvimento técnico na empresa BATA-Svit Factor. Estiveram sob a sua responsabilidade cerca de 150 técnicos e operadores, desde o laboratório, unidade de produção completa, produção de protótipos e materiais. Foi Diretor Geral na International Shoe Maschinen CZ, focada em vendas, produção e serviços de todos os tipos de máquinas de calçado. Nos últimos 17 anos, liderou projetos internacionais de desenvolvimento, formação, criação de novos planos de produção ou fábricas completas, resolução de problemas, auditorias e projetos similares. De 2012 a 2022 trabalhou para o instituto ISC Germany (PFI Pirmasens) como técnico de calçado com responsabilidades na execução de projetos. Experiência na condução de projetos de investigação relacionados com a saúde, conforto e engenharia do calçado. Faz parte de diferentes projetos de investigação internacionais, mas também é responsável pela produção de qualidade, formação e solução de problemas, diretamente nas fábricas como por exemplo Goretex na Índia.

Inscrições
A inscrição nesta oficina é gratuita, mas carece de inscrição prévia AQUI.

Esta oficina realiza-se no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt. 


Fonte: https://www.ctcp.pt/noticias/oficina-de-producao-sustentavel-de-calcado/5602.html
253

Voltar