Notícias

Nova edição do Programa Formação PME avança no setor

terça-feira, 12 de novembro de 2019
Nova edição do Programa Formação PME avança no setor

Formação e consultoria PLANEADA, ADAPTADA, FINANCIADA e à medida das necessidades de cada empresa.  Isto é o que 32 empresas irão beneficiar ao abrigo do Programa Formação PME. 

Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental e Indústria 4.0 são os domínios que irão ser trabalhos nas empresas que aderirem a esta edição do programa, que inicia agora e termina em 2021. Grande parte das vagas já estão preenchidas, no entanto existem ainda algumas vagas. As empresas interessadas em beneficiar deste incentivo devem preencher a ficha de inscrição e enviar para [email protected].

Nos últimos anos o CTCP já apoiou mais mais de 100 PME do Setor, ao abrigo deste programa, que financia 90% a fundo perdido. São ações de consultoria e de formação ajustadas a micro, pequenas e médias empresas, que oferecem uma solução à medida das necessidades das empresas, de forma a que desenvolvam competências para “saber fazer”, uma vertente assumidamente orientada para a obtenção de resultados.

O principal objetivo é intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança. Trata-se, assim, de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) permitindo atuar a dois níveis:
• Ao nível dos formandos, colaboradores da empresa: desenvolver competências nas áreas de gestão prioritárias, dando resposta às necessidades de formação existentes.
• Ao nível das empresas: aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança / inovação nas empresas.

Destinatários*
Micro, Pequenas e Médias empresas com:
• Dimensão até 250 trabalhadores
• Localizadas nas regiões Norte e Centro
• Com certificação PME
• Que evidenciem cumprimento das condições de acesso


Domínios temáticos de intervenção do CTCP
Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental: Incorporar princípios de ecoeficiência e desenvolver uma cultura de responsabilidade ambiental.
Indústria 4.0: Potenciar processos produtivos mais flexíveis, eficientes e interconectados, incrementar a utilização de soluções integradas, incorporar soluções digitais.

Áreas de formação e consultoria

Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental

› incorporar princípios de eco-eficiência
› identificar e reduzir desperdícios do processo produtivo (materiais, energia, trabalho)
› desenvolver uma cultura de responsabilidade ambiental
› implementar processos associados à produção sustentável
› introduzir critérios ambientais nos processos de decisão
› implementar requisitos associados à gestão ambiental
› desenvolver processos associados à economia circular
› introduzir princípios e critérios de sustentabilidade no design do produto
› desenvolver competências no domínio da produção e dos produtos sustentáveis
› implementar pensamento lean para reduzir desperdícios
› medir e melhorar o desempenho ambiental

Indústria 4.0

›desenvolver uma cultura organizacional digital
› operacionalizar estratégias de e-commerce
› potenciar e dinamizar a implementação de processos de produção flexíveis e monitorizáveis
› agilizar e flexibilizar os processos produtivos
› implementar ferramentas lean
› articular os processos de gestão – conceção e desenvolvimento, planeamento, compras, produção
› introduzir indicadores de gestão adaptados à estratégia da empresa
› inovar os processos industriais a nível organizacional, dos processos de gestão e de desenvolvimento de produtos
› reestruturar o layout industrial (global ou em secções produtivas)
› introduzir metodologias de métodos e tempos

Equipa
A experiência do CTCP no desenvolvimento deste programa  de formação- ações junto das empresas do setor – permite-nos assegurar que este é um programa que transforma as empresas, melhorando o seu desempenho e, em simultâneo, as competências dos recursos humano.
Acreditamos que temos a equipa certa para “fazer das pequenas, grandes empresas”.

Conheça a equipa do CTCP aqui

Testemunhos de participantes na última edição
“No início a participação no programa formação PME pareceu muito intensiva face ao número de horas da formação e dado a nossa realidade laboral. Contudo, neste momento temos a certeza que temos que sair da bolha que circunda o mercado de trabalho para conseguirmos, extremamente, olhar para ele com outros olhos. A nossa participação fez com que conseguíssemos parar, observar e pensar nos nossos métodos de forma a repensá-los e a melhorar a nossa metodologia de ação.”Pedro Vieira - Diretor Geral/MLV SHOES

“A experiência da participação da Sofisar no Programa pode ser descrita como enriquecedora e uma mais-valia. O setor do calçado encontra-se numa fase de mudança de paradigma, através do Programa PME, foi-nos permitido o aumento/aquisição de competências que potenciam uma boa tomada de decisão estratégica no que refere ao futuro da empresa.” Sara Ribeiro - Sócia Gerente/SOFISAR

“Sentimos necessidade de olhar para dentro, de refletir... uma vez que é uma empresa com 60 anos e face ao avanço no sector do calçado, precisamos de estar atentos ao futuro e com visão a longo prazo. (...) A busca da aprendizagem deve ser constante, por isso a formação poderá ser diferenciadora na obtenção de conhecimento e procura por saber e aprender sempre mais.”Bárbara Neto - Responsável pelo departamento de Recursos Humanos/NETOS

*Limitado a 32 PME. São excluídas PMEs que tenham participado na anterior edição de programa FPME ou outros programas de Formação Ação.


Para mais informações contacte-nos:  [email protected]


Fonte: ctcp
1587

Voltar