Notícias

Modelos de calçado produzidos de forma sustentável

Parceria CTCP e CFPIC

terça-feira, 23 de julho de 2024
Oficina de Produção Sustentável de Calçado foi uma parceria CTCP e CFPIC
Modelos de calçado produzidos de forma sustentável

A Oficina de Produção Sustentável de Calçado, organizada em parceria pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC), encerrou na última sexta-feira, dia 19 de julho. Esta atividade, realizada entre os dias 15 e 19 de julho, marcou mais um  passo no compromisso do setor de calçado com a bioeconomia circular sustentável.


A sessão de encerramento da oficina, onde os participantes tiveram oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos, contou com a presença de todos os envolvidos nesta atividade (formadores, formandos, técnicos e responsáveis pela formação de ambas as instituições), bem como da Diretora Geral do CTCP, Luisa Correia e da Diretora do CFPIC, Susana Nogueira, que se mostraram muito satisfeitas com os resultados alcançados  nesta oficina e realçaram a importância da parceria entre ambas as instituições para um setor que se quer mais sustentável.

No início da sessão, ambas as dirigentes deixaram palavras de agradecimento aos participantes, mostrando interesse de ambas as partes em dar continuidade a esta parceria em projetos futuros. "Tenho a certeza que vai ser uma cooperação para o futuro" afirmou Luisa Correia.  "Aproveitando o conhecimento que foi transmitido  vamos ser disseminadores desse conhecimento, para criar profissionais e novos colaboradores para que o setor português continue a ser  uma referência no mundo" acrescentou a Diretora do CFPIC, que apesar de ter sido recentemente empossada no cargo, confessa estar "grata" por haver tantas pessoas com a paixão pelo calçado.

Durante os cinco dias da oficina, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimento e desenvolver competências em diversas áreas cruciais para a sustentabilidade no setor. A oficina cobriu temas como a escolha de matérias-primas sustentáveis, o design de calçado durável e reciclável, e a implementação de processos de produção mais limpos e eficientes.

"A sustentabilidade no calçado não é apenas nos materiais é também no processo de produção. Adotando práticas sustentáveis em todas as etapas de produção, a indústria pode reduzir significativamente o seu impacto ambiental", afirmou Michal Spacek durante a sessão de encerramento. "Esta oficina foi desafiante para todos, mas estou muito satisfeito e feliz por todos terem conseguido  atingir os objetivos, graças à entreajuda  e envolvimento de todos. Colocamos em prática os conhecimentos adquiridos e podemos até verificar que há processos que falham, em especial quando estamos a testar um novo material, e isso faz parte deste processo de aprendizagem" concluiu.
 

Michal Spacek, foi o especialista em produção de calçado que orientou esta oficina, juntamente com formadores especializados do CTCP e CFPIC, cujo  foco foi a produção sustentável de calçado, abordando desde a seleção criteriosa de materiais reciclados até a adoção de tipos de construção inovadores que visam a redução da pegada ecológica dos produtos finais.

Um dos aspetos também abordados nesta semana foi a importância da transparência e rastreabilidade dos materiais. A seleção de fornecedores comprometidos com os mesmos objetivos de sustentabilidade é fundamental para garantir uma produção mais amiga do ambiente. Além disso, também foi realçado o papel crucial do design sustentável, onde calçado desenhado para ser durável, reparável e multi funcional pode contribuir significativamente para a redução de resíduos.

Os processos de produção receberam uma atenção especial, com a introdução de tecnologias mais limpas e fluxos produtivos que priorizam a redução de resíduos. A adoção de gamas operatórias eficientes foi outro dos pontos chave, visando melhorar a eficiência global do processo produtivo e, consequentemente, reduzir o impacto ambiental.

Esta oficina permitiu a integração da teoria com a prática, permitindo que os participantes desenvolvessem vários modelos de calçado, de forma mais sustentável, usando os conhecimentos adquiridos e materiais e serviços de empresas que se associaram a esta iniciativa.

De realçar que o sucesso desta iniciativa também se deve a estes parceiros, que aceitaram o nosso desafio e que contribuíram com materiais e serviços, nomeadamente: H.B. Fuller Company, Wilhelm, Group Moron, Atlanta Lda, Procalçado SA, ALOFT, Artur Vieira, Lusocal e Palmiforra, bem como as empresas de curtumes parceiras do projeto Bioshoes4all (Dias Ruivo, Curtumes Rutra, Curtumes Boaventura, Curtumes Aveneda, Fonte Velha, A. Castro e Filhos, Couro Azul, MOSSA, Curtumes Ibéria, Derma Leather, Indutan, Inducol, Softleather).

A Oficina de Produção Sustentável de Calçado foi desenvolvida no âmbito do projeto BIOSHOES4ALL, que visa transformar a indústria do calçado em um exemplo de sustentabilidade e inovação. O sucesso desta iniciativa reforça o compromisso do CTCP e CFPIC com a promoção de práticas sustentáveis no setor, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.





Esta oficina realizou-se no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt. 


Fonte: https://www.ctcp.pt/noticias/oficina-de-producao-sustentavel-de-calcado/5602.html
604

Voltar