Notícias

Máscaras sociais devem cumprir requisitos europeus

terça-feira, 8 de setembro de 2020
A CENELEC publicou, no dia 17 de junho, o guia CWA 17553:2020 Community face coverings, onde constam os requisitos mínimos, métodos de ensaio e formas de utilização de máscaras de uso social na Europa.
Máscaras sociais devem cumprir requisitos europeus

As máscaras sociais comunitárias terão de cumprir os requisitos mínimos estabelecidos no CWA 17553:2020 Community face coverings, dando assim garantias de qualidade do produto.

O CTCP realiza os ensaios de avaliação necessários e apoia na elaboração do dossier de produto e no processo de certificação (https://covid19.ctcp.pt/).

Esta publicação surge pelo facto deste tipo de máscaras comunitárias não estarem incluídas no âmbito dos regulamentos de equipamento de proteção individual (EPI) nem dispositivos médicos (DM), sendo um elemento fundamental das estratégias dos países. Por este motivo a Comissão Europeia identificou a necessidade urgente de harmonização das características e métodos de ensaio nas coberturas faciais comunitárias ao nível:
- Requisitos mínimos de desempenho;
- Especificação dos métodos de ensaio apropriados;
- Recomendações ao uso.

Este documento fornece um suporte para os fabricantes das coberturas faciais comunitárias. Salvaguarda-se as recomendações/orientações específicas por parte dos orgãos estatais e fiscalizadores de cada país.

Documentos com informação relevante:
Base de Dados de materiais para máscaras de uso social



1546

Voltar