Lançado em setembro com o propósito de partilhar com a comunidade histórias de quem molda o mundo da moda, o novo podcast da APICCAPS, intitulado ‘Please, Take of Your Shoes’, teve Luísa Correia, diretora-geral do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, como a mais recente convidada.
Numa conversa com Cláudia Pinto, da APICCAPS, a diretora-geral do CTCP admitiu ser “louca por sapatos”, e como é ‘regra’, cada convidado leva consigo um par que acarrete algum simbolismo. “Resolvi trazer uns que uso diariamente nas caminhadas que faço antes de ir trabalhar, faça chuva ou faça sol. Trazem-me conforto e curiosamente foram desenvolvidos no âmbito de um projeto de bioeconomia do CTCP, o BioShoes4All”, explica.
Ao longo do episódio, Luísa Correia aborda alguns dos projetos coordenados pelo CTCP, como o BioShoes4All – que representa o maior investimento de sempre na indústria portuguesa do calçado e que “vai ser executado perto dos 100%” – e o FAIST. “Precisamos de equipamentos e de muita inovação tecnológica, mas também das pessoas. Trabalhamos na qualificação das mesmas, a todos os níveis, para terem competências para acompanhar este desenvolvimento e inovação”, diz.
Enumera as valências que o CTCP dispõe para o cluster e para a comunidade, reforçando que “a junção dos departamentos faz com que leve até às empresas aquilo que é possível fazer”, e do foco na sustentabilidade – “que não é só ambiental, é também económica e financeira” – que está a ser incutido no setor.
Num prazo de uma década, vê o CTCP como um “hub de referência internacional em tecnologia, sustentabilidade e talento para o setor do calçado, cada vez mais conectado e com forte capacidade de antecipar tendências e de apoiar a indústria na transformação digital e ecológica que o futuro exige”.
Veja AQUI o episódio do podcast ‘Please, Take off Your Shoes’ com Luísa Correia.