Notícias

JOIA: 50 anos a dar passos sustentáveis no setor do calçado

Empresas com História

quarta-feira, 22 de março de 2023
Este ano, a empresa JOIA – Calçado S.A.celebra 50 anos de história.
JOIA: 50 anos a dar passos sustentáveis no setor do calçado

Em 2023, a empresa JOIA – Calçado S.A., administrada por Fernando Valdemar Rodrigues Lima, com sede em Felgueiras, celebra 50 anos de história.
A empresa que iniciou atividade a produzir apenas para mercado nacional, tornou-se referência no setor, nacional e internacional, sob o comando do “Sr. Lima”, como é “carinhosamente” tratado por todos (dentro e fora da empresa). Marta Lima, Maria João Lima e Ana Filipa Lima são as três mulheres que querem continuar a fazer história, seguindo as pisadas do pai, numa empesa familiar que comemora, este ano, meio século de existência e que conta com cerca de 150 trabalhadores.

A história da empresa
Constituída em 1973, denominada por Silva & Rodrigues, Lda., a empresa iniciou atividade com apenas 27 trabalhadores e com a sua produção a servir exclusivamente o mercado nacional. Na década de oitenta, mudou a sua sede para as atuais instalações e começou a produzir para o mercado externo.
 
Embora tivesse iniciado a sua atividade produzindo apenas para mercado nacional, a exportação representa atualmente 90% do volume de negócios desta empresa familiar. Esta aposta solidificou-se com a presença assídua nas principais feiras internacionais do setor, quer com produto private label, quer com marca própria.

Além desta unidade em Felgueiras, nasceu em 2012 uma segunda unidade em Cabeceiras de Basto, de corte e costura de calçado e que dá emprego a mais 42 pessoas.

Aposta na marca própria Cloud Footwear
Em 2012, a JOIA deu início a um novo projeto: a marca própria “Cloud Footwear”, baseada no conforto, flexibilidade, diversidade de cores e qualidade de materiais. Hoje a marca representa aproximadamente 12 % da faturação da empresa e os seus principais mercados são o Canadá, Estados Unidos da América, Alemanha, Japão, Austrália e Nova Zelândia. 
 
Uma aposta na sustentabilidade
A JOIA quer ser referência no setor, sem comprometer as gerações futuras.  Depois de vários anos a implementar medidas de cariz ecológico e sustentável, como a instalação de uma ETAR e de painéis fotovoltaicos, o reconhecimento chegou no final de 2021 com a certificação do sistema de gestão ambiental, em conformidade com a ISO 14001:2015. Um processo que contou com a colaboração do CTCP.

 “Procuramos satisfazer as nossas necessidades com opções sustentáveis, eficientes e que reduzam o impacto da indústria. Implementamos práticas ambientais nas nossas instalações: produzimos 32% da energia necessária com painéis solares, tratamos as águas residuais, utilizamos produtos químicos sem solventes ou com menores teores, entre outros. Através da nossa marca própria, privilegiamos fornecedores nacionais e com certificações ambientais” afirmam no Website da empresa.

A Sólida Herança de Caminhar para o Futuro

Com uma sólida herança dos passados 50 anos, as três irmãs têm agora em mãos a tarefa de fazer a história do futuro da empresa.    
Para esta nova etapa, "querem continuar a trabalhar diariamente para corresponder às exigências e expectativas dos clientes, numa política de melhoria contínua, baseado em princípios como a satisfação das necessidades do cliente, a qualidade do produto, as relações assentes de confiança e benefício mútuo com os seus parceiros, o espírito de equipa, o respeito pelo meio ambiente e pela legislação e a melhoria da eficácia do sistema de Gestão da Qualidade e do Ambiente, tendo como referência as normas NP EN ISSO 9001 e NP EN ISSO 14001". 

Mais informações em: joia.pt




4594

Voltar