Notícias

ISOV reuniu na Roménia para planear as próximas atividades do projeto

Consórcio de parceiros portugueses, alemães e romenos

ISOV reuniu na Roménia para planear as próximas atividades do projeto

Os representantes das instituições que compõem o consórcio do projeto europeu de formação ISOV – Innovative Skills for na Old Vocation reuniram-se, de 15 a 17 de setembro, em Bucareste, Roménia, para analisarem o ponto de situação das atividades já iniciadas pelos parceiros e para planearem as próximas.

Neste segundo encontro presencial do projeto, realizaram-se visitas a duas empresas romenas, uma de curtumes (TAMIV) e outra de calçado (La Mode Internationale).

Na reunião propriamente dita, além do ponto de situação das atividades já iniciadas pelos parceiros, foram planeadas e delineadas as atividades seguintes.

Foi avaliado o impacto das tendências alusivas à globalização, digitalização e sustentabilidade nas esferas de atividade associadas ao fabrico de calçado, incluindo as áreas produtivas, as áreas de apoio à produção, como o planeamento, e as áreas de suporte, como qualidade, formação ou ambiente.

Um resultado possível apenas devido ao trabalho de pesquisa dos parceiros e das conclusões dos workshops dinamizados em cada um dos três países parceiros – Portugal, Alemanha e Roménia – que envolveram peritos das empresas.

Segue-se a preparação de manuais de apoio à melhoria de competências, que incidirão nas esferas de atividade em que o impacto das megatendências é mais evidente – e posterior realização de ações-piloto.

Ainda na supramencionada reunião, enalteceu-se a realização das atividades de disseminação mais recentes, como a presença na VETNET/ECER, em Belgrado (Sérvia) e no congresso UITIC, em Xangai (China). Em ambas foram feitas apresentações sobre o ISOV.

Criado no âmbito do programa Erasmus+, o ISOV é um consórcio internacional composto por parceiros portugueses (CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, CFPIC e Carité), alemães (ITB, PFI e Deichmann) e romenos (TU IASI e SC La Mode Internationale) que visa dotar o setor da produção industrial de calçado das competências necessárias para abraçar o desafio associado às megatendências da globalização, digitalização e sustentabilidade.

Este projeto centra-se em dar respostas a três questões:

- Quais os impactos de cada uma das megatendências nas pessoas e nos diferentes processos de trabalho da indústria do calçado?
- Que ferramentas devem ser preparadas para transformar e direcionar o ensino e a formação profissional tendo em vista a melhora da competitividade do setor no enquadramento das megatendências?
- Como conseguir que essas ferramentas tenham um impacto concreto nas atividades principais do processo industrial de calçado mais afetadas pelas megatendências?

Saiba mais AQUI

Data Publicação: quinta-feira, 25 de setembro de 2025
194

Voltar