Notícias

Há ''necessidades-chave de formação em sustentabilidade'' para combater o greenwashing

VETting Green

Há ''necessidades-chave de formação em sustentabilidade'' para combater o greenwashing

No âmbito do VETting Green – Formação Profissional para a Indústria de Calçado e Têxteis em Observação e Orientação contra o Greenwashing, um projeto Erasmus+ que visa diferenciar as estratégias de negócio ambientalmente sustentáveis das estratégias de marketing sem sustentação que constituem o greenwashing, foi publicado um relatório inicial de investigação, denominado ‘Políticas sustentáveis com impacto na indústria do calçado e do vestuário’.

Trata-se de um ponto de partida para o estudo e investigação sobre a legislação relativa ao greenwashing, incluindo a identificação de casos de sucesso em matéria de comunicação de alegações ambientais.

Publicado em dezembro de 2024, este documento reflete sobre a legislação vigente relativa à sustentabilidade, mas devido à rápida evolução da mesma, é recomendável consultar a Comissão Europeia para estar a par de quaisquer atualizações ou alterações às informações divulgadas.

Este relatório, que pode aceder AQUI, ajudá-lo-á a compreender o que é o greenwashing, quais as políticas europeias para promover a sustentabilidade, as boas práticas a ter e exemplos de rótulos ecológicos. Inclui, ainda, os resultados e as conclusões de um inquérito realizado às indústrias de calçado e vestuário que avalia a sua preparação a nível de consciencialização para prevenir o greenwashing e identificar necessidades de formação.

É objetivo da Comissão Europeia obter a neutralidade carbónica até 2050, proporcionando assim às empresas um quadro de medidas a adotar para que as suas práticas produtivas sejam mais sustentáveis. Entre os 74 inquéritos recolhidos nos setores do calçado e do vestuário, é revelado que as empresas estão a dar um passo em frente nesta matéria.

“No entanto, ainda há uma notável falta de conhecimento em relação à legislação ambiental. Além disso, as alegações ambientais enganosas continuam pouco claras. Por conseguinte, é essencial proporcionar às empresas e aos seus trabalhadores a formação necessária para prevenir práticas de greenwashing e assegurar o cumprimento da regulamentação ambiental”, lê-se.

Foram identificadas “necessidades-chave de formação em sustentabilidade na indústria do calçado e vestuário” e, assim, urge “compreender a legislação em sustentabilidade e as suas implicações para o negócio; aprender a importância e como implementar o ecodesign no desenvolvimento de produtos; e comunicar eficazmente a sustentabilidade através de rótulos ecológicos e certificações credíveis e transparentes”.

Pode avaliar a qualidade do relatório AQUI.

Questionário de consciencialização sobre greenwashing

Também no âmbito do projeto VETting Green, encontra-se disponível um questionário de consciencialização sobre greenwashing – ‘É um Consumidor Responsável e Sustentável?’ – que visa avaliar os hábitos de compra, o compromisso com a sustentabilidade e o conhecimento sobre greenwashing ao adquirir calçado ou produtos têxteis.

Permite determinar quão ecologicamente consciente é um consumidor e, após o preenchimento do mesmo, o autor receberá informações e recomendações para aprimorar as suas práticas e conhecimentos sustentáveis.

Cada contributo ajudará a equipa do projeto VETting Green a compreender os perfis dos consumidores, desde os que adotam medidas sustentáveis aos que procuram informação sem alterarem os seus hábitos, o que levará à definição e promoção de estratégicas eficazes para o consumo responsável e educação ambiental. Pode preenchê-lo AQUI.

Data Publicação: quarta-feira, 24 de setembro de 2025
291

Voltar