Notícias

F1 in Schools apura equipa para representar Portugal na Final Mundial

terça-feira, 2 de agosto de 2022
Pense Indústria i4.0
F1 in Schools apura equipa para representar Portugal na Final Mundial

A final Nacional do F1 In Schools 2021/2022 decorreu nos dias 28 e 29 de julho, em Coimbra e contou com a participação de 19 equipas de alunos do norte e centro de Portugal.

A equipa K-Impetus, de Ponte de Lima foi a vencedora desta Final. Seguindo-se  da AirStream, e Apollo, em segundo e terceiro lugar respetivamente.

Todos os anos, as equipas que vencem as competições regionais, encontram-se na Final Nacional para disputar o 1º lugar que lhes garante o acesso à Final Mundial, que decorre no local definido para a última prova do campeonato mundial de fórmula 1, representando assim Portugal ao mais alto nível desta competição.

Integrado no projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido pelos sete Centros Tecnológicos de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020 e FSE, o  F1 in Schools é um concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura, de acordo com regulamentos específicos, tendo em conta fatores de sucesso de uma empresa de base tecnológica (tecnologias, manufatura aditiva, comunicação, gestão, marketing e empreendedorismo).
 
Para Sofia Palayo, coordenadora  do Pense Industria, “ este projeto visa desenvolver nas escolas competências de cariz comportamental e  competências técnicas como a engenharia, aerodinâmica, física, design e sustentabilidade”. 

Para além deste concurso, os Centros Tecnológicos, no âmbito do projeto Pense indústria, promovem junto dos jovens, em colaboração com as escolas, o  Concurso Nacional IoT Isto é uma Ideia;  Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0;  Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0. 

Para as escolas participarem nestas iniciativas basta contactar um dos Centros Tecnológicos mais próximo. No caso do CTPCP devem entrar em contacto através do email:[email protected] 

O projeto Pense Industria tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras.

Mais informações em: penseindustria.pt

1012

Voltar