Esta sessão pública de lançamento do DIGI4FASHION, decorreu no Auditório do CITEVE, em Famalicão e reuniu dezenas de interessados no futuro do setor da Moda e na sua ligação à transformação digital.
Braz Costa, Diretor-geral do CITEVE e Luísa Correia, Diretora-geral do CTCP, deram inicio aos trabalhos realçando a importância da criação de um Digital Innovation Hub (DIH) destinado aos setores da Moda: têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria. A dirigente do CTCP, salientou ainda a importância da digitalização no setor do calçado, destacando que o seu verdadeiro valor só é realizado quando colocamos as pessoas no centro, garantindo que a tecnologia melhore as suas vidas e experiências.
José Carlos Caldeira, administrador do INESC TEC, abordou os desafios associados à digitalização e à (R)Evolução tecnológica e a relevância da cooperação entre centros tecnológicos, clusters, associações empresariais.
Helena Moura, do Departamento de Transição Digital do CITEVE, deu a conhecer o polo, a sua missão e objetivos, e apresentou os benefícios da adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das PME.
O DIGI4FASHION aproxima-se assim da indústria e dos stakeholders numa iniciativa conjunta, com oferta de serviços e ações destinadas a apoiar na disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das PME, dos diferentes setores.
O presidente do IAPMEI, Luís Guerreiro, encerrou a sessão de lançamento do DIGI4FASHION - Polo de Inovação Digital da Moda afirmando que a organização tem desempenhado um papel crucial no apoio às empresas através de financiamentos estratégicos. Os resultados tangíveis desse esforço estão à vista, uma vez que os apoios concedidos têm sido fundamentais para fortalecer o tecido empresarial. O líder sublinhou que os recursos financeiros têm sido aplicados de forma eficaz, com especial destaque para a digitalização, um elemento chave no desenvolvimento das empresas.
Como avaliar o nível de digitalização da sua empresa e identificar áreas que precisam ser melhoradas?
Para avaliar o nível de digitalização da sua empresa, o CTCP , no âmbito do Digi4fashion, presta o serviço Roadmapping Digital, que visa ajudar as empresas a criar uma estratégia digital alinhada com os seus objetivos, expectativas e recursos para um horizonte temporal a médio prazo, entre 2 a 3 anos. O serviço divide-se em três momentos: diagnóstico, estratégia e plano de transformação. Se desejado, a empresa pode ampliar o âmbito do serviço para incluir o acompanhamento da execução e revisão do plano de transformação, bem como a análise sobre fontes de financiamento que as possam suportar.
O objetivo deste serviço é permitir que a empresa reflita sobre o seu posicionamento no mercado, as suas prioridades e defina um plano de transformação para a sua implementação. O Roadmapping Digital segue a abordagem metodológica preconizada pela iniciativa ADMA, que tem o apoio da Comissão Europeia para auxiliar as PMEs europeias a adotar soluções de produção avançadas e estratégias de inovação social, levando-as em direção ao conceito de "Indústria do Futuro" com uma produção mais competitiva, moderna e sustentável.
Parceiros envolvidos no projeto:
CITEVE - Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário), CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos e ANIVEC/APIV - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção.