Notícias

De que forma a Certificação Ambiental tem transformado as nossas empresas?

terça-feira, 4 de junho de 2024
Descubra a importância da Certificação do Sistema de Gestão Ambiental através dos testemunhos de empresas já certificadas
De que forma a Certificação Ambiental tem transformado as nossas empresas?


No âmbito da Semana Temática da Energia e Ambiente, o CTCP questionou as empresas sobre o que melhorou, em termos ambientais, com o processo de certificação. Temos agora o prazer de partilhar os testemunhos recolhidos.

Ricardo Silva, Skypro:
“Organizar e sistematizar muita informação e estabelecer um conjunto de regras organizacionais e métricas, que muito contribuem para uma avaliação efetiva do desempenho ambiental e suportar decisões futuras.”

Cristina Vasconcelos, Belcinto:
“Facilitou o avanço de nosso compromisso e estratégia ESG, fortalecendo o nosso alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e proporcionando uma identificação clara das necessidades de formação como uma ferramenta fundamental para motivar e responsabilizar nossos colaboradores.”

Carla Matos, Carité:
“Tem contribuído para aumentar a confiança dos nossos clientes e parceiros de negócio e promovido a imagem da empresa enquanto organização responsável e comprometida com o ambiente.”

Ricardo Pinto, Combocal:
“A obtenção da certificação ambiental ISO 14001 resultou em melhorias significativas, incluindo a redução do impacto ambiental, a otimização dos processos de gestão de resíduos e o aumento da eficiência energética, reforçando o compromisso da nossa empresa com a sustentabilidade e a conformidade com as normas ambientais.”

Fernando Faria, Cool Gray:
“Trouxe-nos uma tomada de consciência que nos permitiu reconhecer que a proteção do ambiente é da responsabilidade de todos, e não só dos ecologistas. É um esforço valioso que cada cidadão deve assumir.”

Ana Sofia, JJ Heitor:
“Melhorou a consciencialização com a proteção do ambiente, por exemplo, em termos de consumo de energia, utilização de recursos existentes e a separação de resíduos.”

Nuno Teixeira, Jonil:
“Desenvolvemos práticas que proporcionam a proteção do meio ambiente, redução de desperdícios, otimização de recursos naturais.”

Mário Gil Moreira, Klaveness:
“Sentimos os colaboradores bastante motivados e comprometidos com o processo.”

Luís Gonçalves, Kyaia:
“Sistematizamos processos, garantindo o cumprimento das leis e promovendo a sustentabilidade. Desenvolvemos indicadores para alcançar metas e estamos comprometidos com a responsabilidade social. Estamos preparados para crescer, reconhecendo a sua importância para os nossos consumidores, fornecedores e parceiros internacionais.”

Cátia Silva, LG Shoes:
“A certificação ISO 14001 trouxe-nos melhorias ambientais significativas, incluindo a redução do consumo de energia e das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) através da implementação de processos mais eficientes.”

Inês Leite, Liago:
“Há um maior comprometimento com a causa ambiental. Notamos uma melhoria na separação dos resíduos e no encaminhamento correto, além de uma redução significativa nos consumos de CO2 associados à produção de energia elétrica, que diminuiu com a instalação de uma unidade de produção para autoconsumo.”

Andreia Valente, Lusocal:
“Conseguimos identificar com precisão os aspetos ambientais que precisávamos de medir, estabelecendo objetivos claros e metas de melhoria contínua. Reduzimos significativamente o desperdício e gerimos os recursos naturais de forma mais eficaz. Além disso, promovemos a sensibilização ambiental entre os colaboradores, reforçando o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente.”

Hilário Oliveira, Marisport:
“Ajudou-nos com uma maior consciência sobre os recursos que utilizamos, os resíduos que produzimos e o seu tratamento, e o impacto que as ações da empresa têm sob o ambiente em que estamos inseridos.”

Pedro Sampaio, Mazoni:
“Permitiu-nos aumentar a confiança dos nossos clientes e parceiros de negócios, que nos reconhecem como uma organização responsável e comprometida com o meio ambiente e com a sustentabilidade, abrindo assim novas oportunidades de negócio.”

Beatriz Freitas, Poleva:
“Diminuímos os resíduos para aterro e o nosso consumo de energia, com 70% de energia vinda de painéis solares. Implementámos um controlo rigoroso dos produtos e impactes ambientais, assegurando a conformidade legal. Além disso, reforçámos a gestão de emissões gasosas e de solventes.”

Joana Campos, Procalçado:
“Veio trazer vantagens competitivas devido à diferenciação e posicionamento no mercado pela visão e compromisso da empresa com a sustentabilidade, através da inovação que estimulou a procura de novas tecnologias e práticas inovadoras, com o objetivo de melhorar a eficiência ambiental.”

Bruno Nunes, Raly:
“Com a certificação ISO 14001, a nossa empresa melhorou em termos ambientais através do rigor, monitorização e preocupação com a gestão ambiental. Ganhamos um nova perspetiva e atenção para aspetos que antes não tínhamos.”

Francisco Almeida, Ricap:
“A certificação ISO 14001 levou-nos a adotar boas práticas ambientais. Com isso, passamos a cumprir melhor a legislação e a diminuir o nosso impacto ambiental, como evidenciado pela susbtituição das colas e solventes por colas aquosas.”

Soraia Cunha, Rilix:
“Com a melhoria da nossa eficiência operacional, conseguimos economizar recursos e reduzir desperdícios, o que resultou numa significativa diminuição dos custos operacionais. Além disso, reduzimos a nossa pegada de carbono e encontramos maior facilidade no acesso a apoios financeiros.”

Fátima Silva, Solpré:
“Envolvemos todos os colaboradores na preocupação com a sustentabilidade e no controlo dos impactes ambientais. Com foco na economia circular, otimizamos recursos e cumprimos os requisitos de qualidade e sustentabilidade para garantir produtos de alta qualidade aos nossos clientes.”

Andreia Cunha, Codenoir:
“Veio fortalecer a execução de práticas sustentáveis e completar a ambição de um crescimento sustentável, alcançando assim uma confiança por parte dos clientes, colaboradores e comunidade envolvente.”

Décio Pereira, Vapesol:
“Aumentamos a eficiência energética, através de tecnologias e práticas que diminuíram o nosso consumo de energia, como iluminação LED, sistemas de equipamentos mais eficientes e o uso de fontes de energia renovável. Atualmente, estamos a caminho da certificação ISO 50001.”

Filipa Faria, Vegastyle:
“A mudança para novas instalações permitiu investimentos e procedimentos que aceleraram a certificação ambiental. Isso melhorou o nosso desempenho ambiental e sensibilizou os colaboradores para práticas sustentáveis.”

Ana Fontão, Samba:
"A certificação trouxe várias melhorias significativas para a nossa empresa em termos de ambiente. Primeiramente, aumentou a nossa consciência e compromisso com a sustentabilidade, levando-nos a implementar práticas mais eficientes e amigas do ambiente. Além disso, melhorou a gestão de resíduos, a utilização de recursos e a conformidade com as regulamentações ambientais. Como resultado, reduzimos o nosso impacto ambiental e melhoramos a nossa imagem perante os nossos clientes e parceiros."

253

Voltar