A comunicação é a espinha dorsal de qualquer organização saudável e sustentável. Uma comunicação eficaz vai muito além da mera troca de informações, atuando como um catalisador para relações de trabalho mais fortes e uma colaboração efetiva. Quando a comunicação é aberta e transparente, cria-se um ambiente onde todos os colaboradores se sentem valorizados e parte integrante do processo de tomada de decisões da empresa. Isso, por sua vez, aumenta o envolvimento dos colaboradores e a produtividade, reduzindo mal-entendidos e conflitos.
Por outro lado, uma estratégia de comunicação robusta é vital para a resiliência organizacional, permitindo que a empresa se adapte, com a agilidade necessária, a mudanças e desafios, mantendo a equipa informada e focada nos objetivos comuns. Além disso, uma comunicação clara e eficaz é essencial na gestão de crises, uma vez que garante que a informação correta é disseminada de maneira oportuna, minimizando assim o impacto negativo e preservando a reputação da organização.
No mais recente episódio do CTCP Podcast, e inserido na Semana Temática: Prevenção e Segurança no Trabalho, tivemos o prazer de conversar com Mariana Pinote Moreira, Psicóloga Clínica na associação ENCONTRAR+SE. Este episódio é dedicado a explorar as dinâmicas da comunicação eficaz como um pilar essencial para a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. Através das reflexões da Mariana e da sua experiência na ENCONTRAR+SE, abordarmos como uma comunicação clara e empática pode ser a chave para o bem-estar emocional e mental, a prevenção de conflitos e a construção de uma cultura organizacional forte e positiva.
Junte-se a nós e não perca este novo episódio de podcast!
Oradora
Mariana Pinote Moreira, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, exerce funções como psicóloga clínica e formadora em temas da saúde mental no âmbito do trabalho que desenvolve na ENCONTRAR+SE – Associação para a promoção da saúde mental, no Porto. Por isso mesmo, possui uma vasta experiência na implementação de programas de promoção da saúde mental no contexto laboral (com diferentes públicos-alvo e setores de atividade).
Este podcast foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website
recuperarportugal.gov.pt.
Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e o Fundo Europeu NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.