Notícias

CTCP discute ferramentas de capacitação na era digital

Jornadas industria 4.0

quarta-feira, 6 de outubro de 2021
CTCP discute ferramentas de capacitação na era digital

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, no âmbito do projeto “FEET IN 4.0”, cofinanciado pelo programa Erasmus + promoveu as Jornadas Indústria 4.0 que contou com 3 workshops (Impressão 3D; Tecnologias de Personalização do produto; Automação e Robótica) e com o Webinar “A INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR DO CALÇADO: PRÓXIMOS PASSOS”.

No passado dia 30 de setembro, realizou-se, pelas 16h, o Webinar integrado no projeto “A INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR DO CALÇADO: PRÓXIMOS PASSOS”.
A sessão contou com a participação da moderadora e jornalista Susana Ribeiro e com os oradores, Rita Souto – formadora do CTCP; Cristiano Figueiredo – Investigador da Indústria 4.0 do CTCP; Marlene Santos – Business Advisor da Edit Value; Leonor Teixeira – Professora da Universidade de Aveiro.
Rita Souto deu início ao debate com a apresentação do projeto “Feet in 4.0” e as novas ferramentas de capacitação na era digital”.
A coordenadora da formação do CTCP afirma que o projeto “Feet in 4.0” é essencialmente direcionado para as pessoas e o que vai mudar é o conhecimento e aprendizagem que as mesmas vão desenvolver ao nível das competências 4.0

Cristiano Figueiredo, Investigador, na área da Indústria 4.0 do CTCP, apresenta as tecnologias e fala-nos da implementação no setor do calçado.

Marlene Santos, que nos trouxe o tema “Os desafios da Indústria 4.0: A gestão da mudança no contexto empresarial” afirma que “As empresas que se querem prosperar no futuro tem de saber agir e adaptar-se às mudanças que se têm vindo a assistir com a indústria 4.0.” realçando sempre que a mudança está, também, em compreender que as pessoas são o centro de tudo.
Leonor Teixeira, Professora da Universidade de Aveiro, apresentou o projeto Shift2Future: Dimensões da Indústria 4.0 e o que vem depois: a I5.0. A Oradora garante que é necessário consciencializar as PME para a economia 4.0 & Capacitá-las com ferramentas que permitam acelerar a sua transformação para a economia digital.

Este webinar teve como objetivo apresentar conceitos e ferramentas relacionadas com as tecnologias e a sua implementação no setor bem como as competências chave na era digital.
Quem não teve oportunidade de assistir pode agora fazê-lo no Canal do Youtube do CTCP, ou atravez dos  vídeos abaixo:






1193

Voltar