Notícias

CTCP coordena projeto que visa transição digital e verde no setor do calçado na Bósnia

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
3F-COOP - Programa inovador de formação ágil e oportunidades de formação para a transição digital e verde na Bósnia
CTCP coordena projeto que visa transição digital e verde no setor do calçado na Bósnia

O CTCP coordena o novo projeto Erasmus+ 3F-COOP - FOOTWEAR FAST FORWARD COOPERATION, cujo objetivo é desenvolver um programa de formação ágil e inovado, bem como oportunidades de formação para a transição digital e verde na Bósnia.

Enquadramento Histórico da Indústria do Calçado na Bósnia e Herzegovina
O setor do calçado é uma das indústrias mais antigas e desenvolvidas da Bósnia e Herzegovina, emprega um número significativo de pessoas, especialmente nas zonas rurais, e representa uma importante fonte de rendimento para muitas famílias. O país tem uma longa história de produção de calçado, que remonta ao século XVIII, tradicionalmente centrada na Republika Srpska (República Sérvia). As exportações de calçado em 2022 foram superiores a 250 milhões de dólares, representando 12 milhões de pares de calçado para os seus principais parceiros comerciais: Itália, França, Alemanha, Áustria e Hungria. A Alemanha está a aumentar como país de destino, +51% em valor face a 2021, enquanto a Itália está a diminuir -17% face a 2021.

O setor tem enfrentado desafios nos últimos anos devido ao aumento da concorrência das importações e à crise económica, apesar de ter conseguido adaptar-se e tornar-se mais competitivo através do investimento em tecnologia e equipamentos modernos, bem como no desenvolvimento de novos produtos e na melhoria da qualidade dos produtos existentes. No entanto, a Educação e Formação Profissional (EFP) na Bósnia e Herzegovina, dividida em três níveis - básico, intermédio e avançado - carece de estruturas de qualidade, de recursos humanos e pedagógicos e de modelos de cooperação público-privada para impulsionar o setor, compatíveis com a vontade e a força dos seus empresários.

Objetivos do projeto 3F-COOP e Foco
A duração de 36 meses do projeto centrar-se-á no desenvolvimento de competências digitais e verdes, desde o design até à comercialização, com o intuito de promover a transição verde e digital dos pares no setor do calçado na Bósnia, aliados aos seus pares na Europa, com estes objetivos específicos:

- Capacitar os prestadores de EFP para reforçar a cooperação entre as partes interessadas públicas e privadas no domínio do ensino e formação profissional para intervenções de EFP orientadas para a procura e para as oportunidades;
- Melhorar a qualidade e a capacidade de resposta do EFP à evolução económica e social, para aumentar a relevância da oferta de competências no mercado de trabalho;
- Alinhar a oferta de EFP com as estratégias de desenvolvimento locais, regionais e nacionais.


Início do projeto e iniciativas futuras
A reunião de lançamento decorreu nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, em Portugal, organizada pelo CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal), coordenador do projeto, e pela Virtual Campus, Lda. e contou com a presença de todas as outras organizações parceiras, da Eslovénia (Zavod IRCUO SI), da Bósnia e Herzegovina (UNIVERZITET U BANJOJ LUCI BA, JU Mjesovita Srednja Skola Tesanj BA, Alpina- Bromy doo BA, CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA DA REPUBLIKA BA e Alemanha (PRUF-UND FORSCHUNGSISTITUT PIRMASENS EV DE).

Durante a reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de visitar as instalações do CTCP, incluindo os laboratórios acreditados e os FabLabs. Durante estes dois dias, os parceiros percorreram os diferentes eixos de trabalho que compõem o projeto e planearam as próximas atividades, que se centram no desenvolvimento do currículo sobre “Técnico industrial verde e digital do calçado” e percursos formativos à medida, uma ferramenta de digitalização digital e um conjunto de conteúdos formativos em EN e BA, suportados numa plataforma de E-learning.

Nos próximos meses, os parceiros bósnios começarão por realizar focus groups direcionados a negócios e empresas, com o objetivo de melhor compreender as necessidades e sugestões dos vários stakeholders.

O projeto incluirá uma ampla gama de atividades de formação destinadas a formadores, professores, tutores e uma ação piloto que mobilizará participantes bósnios, estudantes, estagiários e pessoas no mercado de trabalho. O objetivo principal será a prototipagem de ideias e conceitos de produtos, com foco no design circular, materiais sustentáveis e processos digitais. Estas atividades ocorrerão num ambiente semi-industrial, especificamente no FabLab, localizado em Portugal e associado ao CTCP.

Todos os desenvolvimentos do projeto estarão acessíveis no site oficial do projeto www.3fcoop.eu  e através de vários canais de redes sociais.

Parceiros:
Centro Tecnológico de Calçado de Portugal
Zavod IRCUOCAMPUS VIRTUAL LDA
PRUF-UND FORSCUNGSINSTITUT PIRMASENS EV
UNIVERZITET U BANJOJ LUCI
JU Mjesovita Srednja Skola Tesanj
Alpina - Bromy doo
CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA DA REPUBLIKA

207

Voltar