Notícias

CTCP atrai jovens para a indústria

quarta-feira, 30 de março de 2022
CTCP aposta em iniciativas que visam aproximar os jovens da indústria do calçado e marroquinaria
CTCP atrai jovens para a indústria

No Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) temos vindo a apostar em iniciativas que visam aproximar os jovens da indústria, abrindo, assim, as portas a estudantes de norte a sul de Portugal e outros públicos nacionais e internacionais, aliados a estratégias desenvolvidas por projetos nacionais e europeus.  


Projetos individuais que se ligam com um propósito:  atrair os jovens para a Indústria. Um desafio cada vez mais presente, que em conjunto, com projetos que decorrem no momento, “Turismo Industrial”, “Pense Indústria, “Skills4smart”, “Shoes (choose) Your Life”, temos procurado solucionar.

O Turismo Industrial nasce com a missão de promover a indústria local. E foi desde o início que o CTCP aderiu a este projeto. Hoje, unimos forças para levar a indústria aos jovens, dando-lhes a conhecer a sua evolução tecnológica.

Com o Pense Indústria i4.0 procuramos demonstrar as oportunidades de desenvolvimento profissional. O projeto abrange desde sessões de sensibilização, laboratórios de tecnologias i4.0, visitas aos Centros Tecnológicos e empresas Inovadoras, apoio ao “F1 in Schools” (um concurso internacional multidisciplinar, onde equipas de jovens competem entre si, na construção de um carro de Fórmula 1 em miniatura) até ao acompanhamento de uma “ideia ioT” (um concurso a nível nacional onde os jovens apresentam ideias e soluções inteligentes baseadas na “internet of things”).

O CTCP participa também  no Skills4smart TCLF2030 um projeto europeu que surge com a necessidade da captação de novas gerações e que procura atualizar a oferta de formação e os programas de estudo para melhor responder às necessidades da indústria, melhorar a imagem das profissões nos setores da TCLF para atrair novos trabalhadores, em particular jovens talentos bem como criar uma comunidade dinâmica de atores privados e públicos em toda a Europa, comprometidos em apoiar o desenvolvimento de competências e as oportunidades de emprego, numa estratégia comum de competências a nível da EU.

Mais recentemente iniciamos o Shoes (Choose) Your Life, um projeto que visa desenvolver competências inovadoras para a empregabilidade e o empreendedorismo nos jovens tendo em conta o seu potencial e ambição bem como motivá-los para abraçarem oportunidade profissionais nas áreas STEAM, estimulando-os através de experiências imersivas na i4.0, que levará ao rejuvenescimento das indústrias tradicionais. No âmbito deste projeto estão a ser desenvolvidas ferramentas de aprendizagem com recurso a tecnologias emergentes como a realidade aumentada e realidade virtual aliada ao saber fazer tradicional.



1222

Voltar

Relacionado