Notícias

CTCP aposta em projetos sobre sustentabilidade

Monday, December 9, 2019
CTCP aposta em projetos sobre sustentabilidade

O CTCP  aposta  no desenvolvimento de projetos e boas práticas empresariais sobre sustentabilidade e Economia Circular.


Conheça alguns dos projetos abaixo:

DESIGN4CIRCLE - https://design4circle.eu
O projeto Design4Circle: Práticas de design inovadoras para a obtenção de um novo setor circular têxtil - destina-se ao setor da moda e tem com o objetivo antecipar as necessidades das empresas e dos seus colaboradores em ecodesign e desenvolver ferramentas didáticas que permitam preparar os designers com as competências e conhecimentos adequados para o design ecológico, num modelo circular.
Pretende-se motivar os designers a criar produtos que reduzam o impacto ambiental, durante o ciclo de vida do produto e desenvolvam negócios novos e inovadores, dentro dos princípios da economia circular.

Greenshoes4all -http://greenshoes4all.eu
O projeto Life GREENSHOES4ALL tem como objetivo implementar e disseminar uma metodologia para quantificar a Pegada Ambiental do Produto (PEF - Product Environmental Footprint) e desenvolver soluções de ecodesign, recilagem e produção para redução da Pegada Ambiental do calçado.
O LIFE GreenShoes4All pretende alcançar um mercado único para os produtos ecológicos, promovendo o grande valor da metodologia inovadora, bem como as Regras de Categorias de Pegada Ambiental dos Produtos.
O projeto destina-se igualmente a testar e demonstrar novas abordagens de reciclagem na cadeia de valor do calçado produzido na UE e a estabelecer e comparar, através da experimentação, conceitos inovadores de conceção ecológica e processos para o fabrico de calçado.

Famest -https://famest.ctcp.pt
Em linha com o plano estratégico definido para o Cluster, o projeto mobilizador FAMEST- Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies (Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software) abrange investigação em todo o processo de produção e ciclo de vida do produto, nomeadamente nas seguintes áreas: design e produtos, materiais e componentes, bens de equipamento e processos, modelos de negócio, economia digital e desenvolvimento sustentável e responsável.


Step2sustainability- www.step2sustainability.eu
O projeto STEP 2 SUSTAINABILITY visa formar técnicos com conhecimentos para implementar estratégias mais sustentáveis no fabrico de calçado.
Foi desenvolvido um curso de formação online, composto po 12 módulos de formação, disponíveis gratuitamente nas seguintes áreas:Materiais / Ambiente / Eco-Design /Produção Sustentável.

FormaçãoPME - https://www.ctcp.pt
 O Programa Formação PME é constituído por ações de consultoria e de formação ajustadas a micro, pequenas e médias empresas, que oferecem uma solução à medida das necessidades das empresas, de forma a que desenvolvam competências para “saber fazer”, uma vertente assumidamente orientada para a obtenção de resultados.
Domínios temáticos de intervenção do CTCP na edição de 2019-2021
-Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental: Incorporar princípios de ecoeficiência e desenvolver uma cultura de responsabilidade ambiental.
-Indústria 4.0: Potenciar processos produtivos mais flexíveis, eficientes e interconectados, incrementar a utilização de soluções integradas, incorporar soluções digitais.

[email protected] https://shoefuture.ctcp.pt
O projeto visa a investigação e o desenvolvimento de: Soluções biomecânicas para calçado de elevada exigência funcional; Novos materiais e componentes intermédios para calçado profissional; Abordagens para uma produção “verde” dos componentes e calçado; Novos conceitos de calçado profissional que aplicam de modo sinérgico as soluções tecnológicas desenvolvidas.


O CTCP apoia e promove a sustentabilidade do calçado português, nos seguintes domínios:

- Investigação, desenvolvimento e demonstração de materiais e produtos + sustentáveis
- Soluções de ecodesign e reciclagem
- Formação na área de produção sustentável
- Responsabilidade Ambiental
- Redução da Pegada Ambiental do calçado
- Processos industriais eco eficientes
- Implementação de sistemas de certificação



198
Fonte: CTCP

Voltar

Relacionado